Olá, mundo!

Fachada do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Modelagem Estocástica e Complexidade. Foto: Marcos Santos/USP Imagens (CC BY-NC 3.0 BR)
Fachada do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Modelagem Estocástica e Complexidade. Foto: Marcos Santos/USP Imagens (CC BY-NC 3.0 BR)

Por David Alves

Olá, mundo!

Esta frase é usada frequentemente nas primeiras aulas sobre programação. E apesar de este não ser um blog sobre códigos e algoritmos, ele contém muito sobre conhecimento e sua relação com o mundo.

Bem-vindo ao blog de Difusão Científica do NeuroMat.

NeuroMat reúne pesquisadores de diversas áreas, de universidades brasileiras e internacionais, empenhados no desenvolvimento da Neuromatemática, uma nova teoria do cérebro que une a modelagem matemática à neurociência teórica. Um dos 17 centros de pesquisa, inovação e difusão da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), o NeuroMat possui como um dos seus pilares a difusão científica, isto é, a expansão do conhecimento e da cultura científica pela sociedade. Este blog faz parte dessa estratégia de difusão.

Meu nome é David Alves, sou formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e possuo um profundo interesse em assuntos de ciência e tecnologia. Sob orientação dos professores Antonio Carlos Roque da Silva Filho e João Alexandre Peschanski, me candidatei ao Programa José Reis de Incentivo ao Jornalismo Científico, também conhecido como  Mídia Ciência, que concede bolsas de pesquisa com o objetivo de “apoiar a execução de propostas de pesquisas jornalísticas que resultem na produção de documentos de divulgação em veículos de comunicação de qualquer natureza (jornais, revistas, rádio, televisão, mídia eletrônica, etc.) e que sejam desenvolvidas paralelamente ao cumprimento de um programa definido de estudos”(1). Submeti para o Mídia Ciência o “Projeto de Wiki-Difusão em Neuromatemática“(2), feito em conjunto com Peschanski. Como o nome indica, este projeto esta ligado à difusão científica de uma maneira específica: por meio de ferramentas Wiki. Um dos programas da Equipe de Difusão é a Iniciativa Wikipédia (3), que quer aprimorar o conteúdo sobre Neuromatemática – pesquisa, terminologia e teorias – da enciclopédia virtual. E meu trabalho enquadra-se nessa iniciativa.

O projeto propõe dois tipos de ação: acadêmicas (ou teóricas) e práticas.

As atividades acadêmicas envolvem:

  • Revisão de literatura sobre o uso da Wikipédia para a difusão científica, para a redação de um artigo científico;
  • Relato de experiência e uma problematização da difusão da ciência de ponta com a Wikipédia;
  • Apresentação em seminário de pesquisa de primeiras versões dos artigos a serem submetidos;
  • Participação em Curso de Introdução ao Jornalismo Científico e em um programa de estudo de Difusão Científica com Tecnologias 2.0.

Enquanto entre as atividades práticas estão:

  • Criar pelo menos um verbete e melhorar pelo menos um verbete por semana sobre neuromatemática e outros relacionados;
  • Monitorar o impacto das atividades realizadas;
  • Inserir pelo menos vinte documentos multimídia do NeuroMat semanalmente para o repositório aberto Wikimedia Commons;
  • Publicar um artigo sobre a atuação do CEPID NeuroMat na difusão por tecnologia 2.0 em publicações da imprensa
  • Organizar um segundo edit-a-thon de Neuromatemática, incentivando voluntários a participar do esforço de difusão da ciência com a Wikipédia;
  • E manter um blog sobre difusão científica na Wikipédia e a iniciativa do NeuroMat.

Essa última atividade é a que nos trouxe até aqui. Este blog é a plataforma que será utilizada para realizar a atividade proposta no projeto de Wiki-difusão. Nele serão veiculados o andamento do trabalho de Wiki-difusão, materiais de interesse sobre a Wikipédia e a cultura científica e apontamentos e questionamentos suscitados a partir da leitura de artigos científicos sobre a difusão científica com as ferramentas wiki. Além disso, a ideia é que o blog continue como uma plataforma para a Equipe de Difusão, ampliando seu escopo e seu alcance.


(1) FAPESP Mídia Ciência

(2) Projeto de Wiki-difusão em Neuromatemática

(3) A call to duty: NeuroMat and the Wikipedia Initiative

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s