Um chamamento ao dever: NeuroMat e a Iniciativa Wikipédia

Por Equipe de Difusão

O NeuroMat está lançando uma Iniciativa Wikipédia. Os objetivos gerais desta iniciativa são contribuir para a melhoria das entradas na enciclopédia pertencentes à neuromatemática, tornando mais fácil para os membros do NeuroMat e apoiadores se envolverem e editarem essas entradas, e facilitar as atribuições relacionadas com a Wikipédia em salas de aula ou em outros lugares como meio de divulgação científica.

Entendemos a Wikipédia como um bem público global. É a maior e mais utilizada enciclopédia do mundo, e um dos dez sites mais visitados no mundo, bem como o único desta lista que é uma organização sem fins lucrativos. A maioria dos acadêmicos foram possivelmente desdenhosos da Wikipédia e podem ter desencorajado alunos e colegas de usá-lo no passado, no entanto, a Wikipédia e as ferramentas “wiki” estão aqui para ficar e precisamos aprender a tirar o melhor proveito delas.

A versão em inglês da enciclopédia on-line tem mais de 4 milhões de entradas, a versão em Português mais de 800.000. E, no entanto, antes da Wikipédia ser criada quase ninguém teria pensado que tal ferramenta seria possível. Como um colega wikipedista colocou, “suponha que em 2000 alguém propusesse o seguinte: vamos criar a mais abrangente e amplamente utilizada enciclopédia já produzida conseguindo várias centenas de milhares de voluntários editores – vamos chamá-los ‘wikipedistas’ – para cooperar na escrita e edição de artigos. Nós não vamos pagar qualquer um deles; eles vão contribuir com seu trabalho intelectual de graça. E, todos os artigos serão livres para qualquer pessoa no mundo que tenha acesso à Internet, e nenhum anúncio apareceria no site para gerar receitas. Antes que ela existisse essa teria sido considerada uma fantasia”.  E como eu disse, não só fez o trabalho, mas ele realmente funcionou!

As pessoas podem ser céticas sobre a qualidade e confiabilidade de entradas na Wikipédia. E elas devem ser. Qualquer pessoa provavelmente vai encontrar pedaços de informação irregulares na enciclopédia. Mas deve-se ser cético sobre qualquer fonte de informação, não importa o que, não importa quem. Só para constar: a revista Nature relatou no início dos anos 2000 que a Wikipédia fica próxima da famosa Britannica quando se trata da precisão das entradas relacionadas com a ciência, pelo menos na versão em inglês da enciclopédia online. E uma potencialidade positiva e sólida da Wikipédia é que sempre que uma pessoa encontra erros ela tem a capacidade de corrigi-los imediatamente; imagine, agora, o esforço e tempo de atraso para corrigir um erro de ortografia em um livro de referência impressa.

Além disso, a Iniciativa Wikipédia do NeuroMat está profundamente ligada ao nosso esforço para difundir a ciência aberta. Este esforço está expresso explicitamente em dois artigos de opinião que os principais pesquisadores em nossa equipe liberaram para a imprensa. Claudia Domingues Vargas e Fabio Kon argumentam “Em defesa do compartilhamento de dados científicos públicos”, que pode ser encontrado aqui, que a ciência não avança tão rápido quanto poderia sem a colaboração científica radical. Kelly Rosa Braghetto fez um contribuição sofisticada para entender os dilemas e desafios de promover “Dados abertos na ciência”, especialmente quando se trata de licenciamento, que pode ser encontrada aqui. Nesta peça, ela escreveu: “Os benefícios da abertura dos dados científicos para a sociedade são inegáveis. Eles promovem uma ciência de melhor qualidade e maior impacto (ao permitirem a validação de seus pares e aumentando publicação científica) e possibilitam a geração de novos conhecimentos através de estudos comparativos, mineração de dados, etc. – que pode ser feito somente quando volumes de dados estatisticamente relevantes estão disponíveis para a análise. Espera-se que um melhor entendimento das questões técnicas e jurídicas envolvidas no fornecimento de dados de forma pública possa servir para incentivar iniciativas para abrir dados científicos”. Estamos orgulhosos do NeuroMat tornar-se um centro de referência para cientistas e estudantes que querem colaborar para abrir a ciência e ser ativamente envolvida na criação de um banco de dados neurocientífico público e de acesso aberto.

Para saber mais sobre a Iniciativa NeuroMat Wikipedia visite esta página, em que nós fornecemos tutoriais e uma lista de entradas sugeridas para trabalhar. Não hesite em contatar-nos com sugestões e comentários sobre esta iniciativa ou qualquer outro aspecto de nossa pesquisa. E mais importante: o avanço do conhecimento científico é extremamente divertido!


Este texto foi originalmente publicado no site do NeuroMat. Veja o original aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s