“Spike Sorting”, um wiki-filme do NeuroMat

Por David Alves

A produção de filmes compatíveis com as tecnologias Wikimedia é uma das linhas de atuação em wiki-difusão do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat), da FAPESP. A linha integra o esforço chamado NeuroCineMat, de desenvolver produtos audiovisuais relacionados ao trabalho do CEPID.

Clique na imagem ou aqui para acessar o filme no Wikimedia Commons

“Spike Sorting: Ontology Droplet”, um filme de nove minutos sobre a classificação de disparos neuronais, é a primeira produção audiovisual voltada à wiki-difusão. Lançado em junho de 2015, o filme foi visto pelo menos 2.800 vezes desde então. O filme retrata um passo-a-passo de como classificar disparos neuronais, apresentado por Christophe Pouzat, um pesquisador do Laboratório de Matemática Aplicada da Universidade Paris-Descartes e do NeuroMat. O passo-a-passo está disponível em inglês, com legendas em inglês e português. A licença associada é Creative Commons (CC-BY-SA 4.0), assim que o filme pode ser distribuído livremente.

Em 10 de junho, “Spike Sorting: Ontology Droplet” foi reconhecido como filme do dia na plataforma Wikimedia Commons, onde está hospedado. Com isso, apareceu em mais de 200 páginas relacionadas. Wikimedia Commons é o repositório de material audiovisual da enciclopédia eletrônica Wikipédia. O filme aparece com destaque nas páginas em português e inglês sobre classificação de disparos neuronais. A página em português foi desenvolvida pela equipe de difusão do NeuroMat.

O filme foi uma ideia original de Pouzat e do coordenador do NeuroMat, Antonio Galves. Foi realizado a partir do esforço coletivo de Simone Bega Harnik, André Frazão Helene, Dário Augusto Oliveira, João Alexandre Peschanski, Carlos Ribas, Antonio Carlos Roque e Evandro Santos Rocha. Parece Cinema, uma equipe de filmagem, foi responsável pela produção e arte final.

A trilha sonora foi produzida especialmente para o filme. Reproduz com liberdade artística o modo como disparos neuronais funcionam. Há um barulho de fundo, entrecortado de acordes variáveis e episódicos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s