Saiba mais sobre a Primeira Editatona do NeuroMat

Editatona

Por Equipe de Difusão

Um ano atrás, em maio de 2015, o NeuroMat realizou o Primeiro Encontro de Jovens Pesquisadores, um treinamento de curta duração para a utilização das plataformas abertas, especialmente a Wikipédia, em difusão científica. Uma das atividades realizada no evento foi uma “editatona”, ou maratona de edição, onde diversas pessoas se reúnem em um dado período para, coletivamente, realizarem um grande volume de edições na Wikipédia sobre um único tema, no caso, para criar e melhorar verbetes de Neuromatemática na enciclopédia.

Para os participantes, foi uma oportunidade de conhecer mais sobre as ferramentas Wiki e discutir práticas para a divulgação científica por meio delas. Eles receberam um treinamento para edição na Wikipédia durante o workshop, junto com o material “Wikipédia de A a Z”, uma introdução à Wikipédia e outras plataformas wiki, que está disponível nesse link.

Como parte da Iniciativa Wikipédia do NeuroMat, os pesquisadores que estavam no evento foram incentivados a criar um login de usuário no site, e então editar verbetes importantes do tema, como o de “Neuromatemática“, “Somatopia“, “Função densidade” “Processo estocástico” e “Cadeias estocásticas com memória de alcance variável“.

Esse tipo de trabalho também impacta diretamente na Wikipédia e na comunidade, que passa a ter acesso a conhecimento altamente especializado e qualificado em ciências, além de ajudar a diminuir o preconceito acadêmico contra a enciclopédia. Veja mais sobre o Primeiro Encontro de Jovens Pesquisadores, incluindo o treinamento sobre a Wikipédia no vídeo abaixo.


Você pode ler mais sobre esse evento na página do NeuroMat, ou ver os resultados na página da Wikipédia.

Anúncios

3 comentários em “Saiba mais sobre a Primeira Editatona do NeuroMat”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s