Wiki-difusão: uma nova forma de divulgar ciência

Por David Alves

Uma parte fundamental na ciência está no ato de torná-la pública, seja para a comunidade científica ou para a população geral, e esse é um processo de comunicação. A divulgação da ciência é um trabalho preciso e delicado, principalmente quando feita para além do meio acadêmico, pois a maioria das pessoas ainda não está familiarizada com os processos envolvidos na produção de ciência. Quando vistos individualmente os erros até podem passar despercebidos, mas se acumulam em uma cultura científica deficiente, incapaz de sustentar uma comunidade ativa e fértil. Por isso, é preciso sempre questionar, investigar e pesquisar os métodos a serem utilizados. Aqui no NeuroMat, o que tentamos desenvolver é uma nova forma de difusão científica através de ferramentas 2.0, especificamente a Wikipédia, o que chamamos de “wiki-difusão”.

Através da Iniciativa Wikipédia e da bolsa Mídia Ciência, o NeuroMat e sua equipe de difusão têm editado artigos da enciclopédia online em neuromatemática e temas correlatos (leia mais aqui), acreditando ser uma plataforma condizente com os objetivos de divulgar a ciência, com vantagens ímpares em relação a outros formatos – facilidade de acesso, envolvimento público, rápida atualização, etc. Mas como dito anteriormente, é necessário ter uma visão crítica sobre a contribuição efetiva do uso da Wikipédia na construção de uma “cultura para ciência”, conforme define Carlos Vogt, voltada para a produção e socialização da ciência.

Por isso, junto com a edição dos verbetes, estamos escrevendo também um artigo científico, analisando a produção anterior sobre o uso da Wikipédia na difusão científica. Nesse texto iremos apresentar definições sobre o que é a difusão científica, quais as críticas e os entraves na dinâmica e na estrutura da difusão científica com a Wikipédia, e quais benefícios e motivações podem ser considerados na prática da “wiki-difusão”. Nosso intuito é que tal artigo seja apresentado em um seminário de comunicação no futuro próximo. Além disso, esperamos também que esse material sirva de base para um segundo artigo, onde poderemos apresentar os resultados das nossas próprias experiências desenvolvidas em nossos projetos relacionados com a Wikipédia.

E tendo em mente nossa defesa de uma ciência aberta, estamos disponibilizando um link para acompanhar a escrita desse artigo. Você pode seguir o desenvolvimento do material aqui.

Anúncios

Uma consideração sobre “Wiki-difusão: uma nova forma de divulgar ciência”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s