Wikimania 2016, o encontro global de wikipedistas

Wikimania_2016_-_group_photo_02
Participantes do Wikimania 2016 reunidos em Esino Lario, na Itália. Crédito: Wikimedia Commons/Niccolò Caranti, CC BY-SA 4.0

Por Célio Costa Filho

Entre os dias 22 e 28 de julho ocorreu, na pequena cidade de Esino Lario, Norte da Itália, a décima segunda edição do Wikimania, uma conferência anual que reúne pessoas de todo o mundo com o objetivo de promover oficinas, palestras e discussões sobre o presente e o futuro dos projetos Wikimedia, entre os quais se destaca a Wikipédia. O evento traz a um só lugar voluntários de dezenas de países, além de pessoas diretamente ligadas à fundação que presta suporte aos projetos, conhecida pelo nome em inglês Wikimedia Foundation, bem como aquelas ligadas ainda às diversas organizações afiliadas ao redor mundo.

O debate sobre os projetos em si não é, entretanto, um limite ao escopo da atenção dos participantes do evento, que abordam ainda temas como mapeamento colaborativo e conceitos amplos como o conhecimento e software livres. A Wikimania acontece anualmente desde 2005 e, após passar por grandes capitais como Londres, Cidade do México e Washington, este pela primeira vez foi sediada por uma cidade de pequeno porte, Esino Lario, na região da Lombardia, onde reuniu em meio às montanhas alpinas mais de mil pessoas.

O evento promoveu diversas apresentações sobre temas que tocam diretamente as atividades promovidas por quem pensa a wiki-pedagogia e a wiki-difusão científica no Brasil. As parcerias com instituições como museus e bibliotecas, conhecida pela sigla em inglês Glam, e o uso educacional dos projetos receberam destaque e é possível ter acesso direto aos arquivos de muitas conferências neste link. Outras apresentações resultaram das habilidades e interesses individuais dos participantes do evento. O engenheiro e fotógrafo amador Diego Delso, um espanhol que assina a conta Poco a poco, deu dicas de técnicas de fotografia e de pós-edição, com o intuito de aprimorar a qualidade das fotos carregadas no Wikimedia Commons, o repositório de arquivos de mídia dos projetos. Ele é conhecido por suas fotos que gozam tanto de qualidade técnica quanto de amplo valor enciclopédico. Para uma listagem dessas imagens, basta acessar este link.

O evento recebeu participantes de outros continentes, que não o europeu: Felix Nartey e Raphael Berchie, por exemplo, são dois integrantes do grupo de usuários de Gana. Ambos são entusiastas do conhecimento livre e Berchie é um dos pioneiros em seu país a integrar o programa conhecido como Wikipedian in Residence, que no Brasil teve como primeira experiência oficialmente registrada o trabalho de David Alves, bolsista ligado aoNeuroMat. Essa diversidade geográfica, contudo, talvez não tenha alcançado ainda o patamar desejável, uma vez que o continente africano, apesar de se fazer presente por meio de países como Egito, Tunísia, Gana e África do Sul, não recebeu representantes da África lusófona, ou seja, dos países africanos que falam a língua portuguesa, como Moçambique e Angola. Daí a importância de esforços para que projetos como a Wikipédia lusófona possam contar com maior nível de contribuição ativa na produção de conteúdos desses países, reduzindo ruídos resultantes de etnocentrismos, que podem eventualmente passar despercebidos.

Embora não tenha sido pensado inicialmente como ferramenta pedagógica, o uso em contextos educacionais dos projetos Wikimedia apareceu mais uma vez sob o mote Wikipedia Belongs to Education (A Wikipédia pertence à Educação, em tradução livre). Um integrante da organização Amical, que reúne contribuidores da Wikipédia em catalão, fez uma apresentação sobre o uso dos projetos no ensino médio, em que lista casos que podem ser tomados como melhores práticas ao redor do mundo. O uso dos projetos wiki enquanto ferramenta para a difusão científica ainda é um tema que padece de certo ineditismo, com o potencial de ser tema a ser discutido na próxima Wikimania, no ano de 2017, na cidade canadense de Montreal.


Texto publicado originalmente no portal ARede.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s