Primeiro Wikipedista-em-residência no Brasil

NeuroMat_wiki_initiative_02
O Wikipedista-em-residência David Alves. Crédito: Wikimedia Commons/ CEPID NeuroMat CC BY-SA 4.0

Por João Alexandre Peschanski e Ed Hart
Tradução por David Alves

O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat) sedia o bolsista David Alves como seu Wikipedista-em-residência desde Abril. Ele recebeu uma bolsa da FAPESP para estabelecer uma prática de difusão científica por meio da Wikipédia no NeuroMat, um centro de pesquisa topo de linha na USP, com apoio do Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil. Esta é uma posição em tempo integral com duração prevista de seis meses que pode ser estendida por mais um período.

As principais atividades do Wikipedista-em-residência do NeuroMat incluem fomentar uma prática geral de contribuir na Wikipédia e no Wikimedia Commons dentro do centro de pesquisa, escrever sobre difusão científica por meio dos projetos Wikimedia em um blog e em artigos acadêmicos, e organizar um conjunto de atividades para promover a difusão científica colaborativa na USP. Como um dos requisitos da bolsa, David tem aulas em Jornalismo Científico com a World Federation of Science Journalists.

A bolsa para um Wikipedista-em-residência foi dada no contexto dos esforços contínuos do NeuroMat em estimular o uso da Wikipédia como um meio para a difusão científica. Em julho de 2014, a equipe de difusão científica do NeuroMat lançou “Um chamamento ao dever” para atrair a atenção entre cientistas brasileiros para o papel que os projetos Wikimedia podem ter na melhoria da literacia científica no Brasil. Em maio de 2015, o NeuroMat e o Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil organizaram uma editatona sobre teoria do cérebro dentro de um workshop científico. Em junho de 2015, o NeuroMat publicou no Wikimedia Commons o vídeo “Spike sorting: an ontology droplet” (uma técnica da neurociência), basicamente um curta que tenta reproduzir a estrutura de um verbete em um vídeo; essa contribuição foi escolhida como Mídia do Dia. O esforço do NeuroMat de difusão científica por meio dos projetos Wikimedia tem sido o objeto da cobertura da mídia, chamando-o de “O Ano da Ciência na Wikipédia brasileiro”.

Um usuário coletivo foi criado para controlar as contribuições que a equipe do NeuroMat realizou com a assistência de David. Uma página do NeuroMat no Commons também foi montada, e David espera apresentar um artigo de pesquisa no uso da Wikipédia como meio para difusão científica no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, em setembro.

David foi introduzido à edição da Wikipédia como parte de um trabalho de uma disciplina que ele cursou como estudante de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, em 2014. Em sua primeira experiência, ele editou sobre a ditatura militar no Brasil – um projeto de educação que foi destacado na “Wikimedia Education Newsletter.”


Texto originalmente publicado no blog da Fundação Wikimedia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s