Imagens de modelos anatômicos, esqueletos e animais taxidermizados. Para uso livre.

Por Equipe de difusão

O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (Cepid NeuroMat) e o Museu de Anatomia Veterinária (MAV) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (MAV-FMVZ) da USP fizeram uma parceria com o intuito de relicenciar e publicar no Wikimedia Commons o repositório de imagens que alimenta a Wikipédia, um conteúdo produzido a partir do acervo do museu. São centenas de fotos de modelos anatômicos, esqueletos e animais taxidermizados, que têm grande valor pedagógico e artístico, especialmente para projetos como a Wikipédia, um dos dez sites mais acessados do mundo. Essa atividade está inserida no contexto daquilo que os editores da Wikipédia definem como “projetos Glam” (do inglês galleries, libraries, archives and museums). A iniciativa remete a parcerias envolvendo galerias, bibliotecas, arquivos e museus , no intuito de promover amplo acesso aos acervos de alta qualidade dessas instituições, desde que estejam em domínio público ou que possam ser licenciados abertamente.

As iniciativas Glam tornaram-se um modelo consolidado, envolvendo museus de grande importância do Estados Unidos e da Europa, por exemplo, mas ainda engatinham no Brasil. Poucas iniciativas são desenvolvidas e reportadas, sendo a primeira oficialmente datada de 2014, quando o Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro (ICIB) tornou disponível para digitalização a obra, já em domínio público, chamada Il Brasile e gli Italini, contando ainda com o apoio da empresa de digitalização IAIDigital.

Avestruz_altaNo caso do NeuroMat e do MAV, a iniciativa surgiu a partir da mostra “Por Dentro do Cérebro”, quando as instituições perceberam uma possibilidade de dar mais visibilidade ao acervo do museu e, no caso do centro de pesquisa, de promover a disseminação científica em um contexto mais amplo. Após a discussão da viabilidade da iniciativa, especialmente nas questões relativas ao relicenciamento, as primeiras imagens começaram a ser carregadas, com o apoio e participação do Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil.

Como um piloto, foram carregadas no Wikimedia Commons quatro imagens fornecidas pelo MAV. Os resultados iniciais já ilustram artigos de anatomia de animais em diversas línguas, como o inglês e o francês, por exemplo, atingindo um universo de dezenas de milhares de visitantes por dia. Como há uma preocupação com os metadados das imagens, estabeleceu-se um cronograma de carregamento para os próximos meses, a fim de que todo o acervo seja carregado com as informações devidas.

Para ver as imagens que já estão no ar, acesse aqui. Para outras imagens produzidas pelo NeuroMat postadas no Wikimedia Commons, acesse a página principal do centro no projeto.


Publicado originalmente em ARede Educa, aqui.

Anúncios

2 comentários em “Imagens de modelos anatômicos, esqueletos e animais taxidermizados. Para uso livre.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s