
Por David Alves
A Wikipédia como ferramenta pedagógica possui características únicas capazes de transformar positivamente a sala de aula e as relações entre discentes e docentes, aprimorando o aprendizado e motivando os participantes ao trabalharem de modo colaborativo. Por isso, a defesa da wiki-pedagogia é uma pedra-angular do Traço de Ciência e do trabalho que realizamos no NeuroMat como parte da Iniciativa Wikipédia.
Utilizar a ferramenta na docência, porém, não é tarefa fácil. É preciso fazer a lição de casa, e estudar com as experiências anteriores. Para ajudar nesse estudo, indicamos aqui uma lista com artigos científicos sobre o uso de Wikipédia em sala de aula. No total, até o presente momento, são 37 artigos, de 11 países e de diversas áreas como História, Química, Engenharia, Jornalismo e Ciência da Computação.
João Peschanski, da nossa Equipe de Difusão e professor da Faculdade Cásper Líbero, realiza atividades com a Wikipédia em suas disciplinas e possui um artigo na lista, assim como alguns entrevistados que recebemos nesse blog, como a professora Juliana Bastos Marques. Outros docentes também possuem relatos interessantes para aqueles que buscam se engajar na wiki-pedagogia.
Esse material está na própria Wikipédia – portanto, está disponível para novas contribuições e atualizações com novos conteúdos. Para uma tabela estática, mas com uma análise mais completa, você pode acessar aqui o trabalho realizado pelo professor Peschanski e as estudantes Marília Carrera e Mariana Diello para uma revisão bibliográfica do tema, e que resultou em um artigo científico que deverá ser publicado em breve.