Ensinando com a Wikipédia em aulas de Estatística

8207490946_27b14b91cc_b

Por Eryk Salvaggio
Tradução de David Alves

Nem todo mundo entende a pesquisa logo de início. Isso é especialmente verdade para a compreensão do público leigo de métodos de pesquisa. Muitos talvez não entendam como experimentos e pesquisas são criadas, ou como distinguir os bons e os maus métodos.

A Wikipédia parece ser uma fonte improvável para resolver esse problema. Mas, como o mais acessado recurso educacional da Terra, ela é um caminho direto para milhões de pessoas que buscam entender o mundo. Porque não torná-la o mais compreensível possível?

Nós acreditamos que trabalhos feitos na Wikipédia são ideais para estudantes compartilharem seu entendimento de estatística. Um aluno pode passar um semestre identificando argumentos sobre a validade de um certo tipo de pesquisa. Normalmente, eles apenas entregariam um pedaço de papel para o professor e todos seguiriam adiante. O papel acaba em uma pasta, no melhor dos casos.

Nós não fizemos nenhum estudo, mas diríamos que a probabilidade é de que esse pedaço de papel vai acabar em uma lata de lixo.

Nós acreditamos que isso é um desperdício. Quando alunos contribuem o entendimento deles de dados e métodos de pesquisa para a Wikipédia, o conhecimento continua vivo, e o mundo inteiro se beneficia.

Aqui temos um exemplo do curso de Estatística Computacional da Universidade de Columbia, liderado pelo Dr. Jose Blanchet. Um estudante desse curso criou o artigo sobre inclinação exponencial a partir do zero. Esse processo ajuda a avaliar futuros de seguros, por exemplo, ajudando a integrar a ocorrência de eventos raros.

Esse não é um artigo glamouroso, mas ajuda aqueles que querem entender mais sobre estatística a mergulhar no assunto. Alguém que está fazendo uma análise pode precisar saber a matemática por trás daquilo. Agora, isso estará na ponta dos dedos.

Mas a Wikipédia tem muito espaço para melhorar a maneira como esses artigos estão apresentando estatísticas para o público. Inclusive, dentre os artigos considerados os melhores da Wikipédia, somente dois sobre estatísticas estão entre os mais aclamados, e apenas 10 são considerados “Bons”. Certamente, há um bom número de artigos de estatística que poderia ser adicionada a essa lista com a ajuda de estudantes universitários.

Outra maneira para os estudantes se envolverem é compartilhando conhecimento sobre desenho e métodos de pesquisa. Por exemplo, estudantes editores do curso Designing Internet Research do Dr. Benjamin Mako Hill na Universidade de Washington pensam sobre os métodos de pesquisa. Eles analisam a análise. Eles coletam informações de uma variedade de fontes pelo caminho para construir um entendimento de como conduzir a pesquisa e porquê. Essa informação é adicionada na Wikipédia.

Isso significa que a Wikipédia tem um resumo de informações confiáveis de fontes acadêmicas: o bloco construtor de qualquer artigo da Wikipédia. Os estudantes sabem que estão contribuindo para um projeto maior. Eles estão, também, praticando como explicar essa pesquisa para o público em geral. Eles estão desenvolvendo habilidades de comunicação que vão ajudar suas pesquisas futuras a serem melhor entendidas pelos seus futuros leitores.

Um estudante na classe escreveu um artigo para a Wikipédia sobre análise de conteúdo online. É um guia claro para outros estudantes, para jornalistas e para o público em geral sobre as metodologias e desafios desse tipo de pesquisa. O curso explorou também os métodos e limitações de experimentos baseados na Web.


Este texto foi originalmente publicado no blog da Wiki Education Foundation.

Imagem: Miastootwarte por Sebastian Sikora, CC-BY 2.0 via Flickr.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s