Iniciativa Wikipédia edita mais de meio milhão de bytes na enciclopédia virtual

Por David Alves

É chegada a hora de mais uma atualização sobre as atividades da equipe de difusão do NeuroMat. Como parte da Iniciativa Wikipédia, estamos agora na reta final do primeiro semestre do Projeto de Wiki-difusão e entramos nela com mais uma meta atingida. Depois de 5 meses do início dos trabalhos, alcançamos a marca de 30 verbetes editados na Wikipédia, realizando a melhoria do material já existente na enciclopédia virtual e a inserção de novos conteúdos de qualidade com o apoio dos pesquisadores do NeuroMat.

30-verbetes

Entre os destaques desta rodada de verbetes temos o conteúdo dos verbetes de Plasticidade sináptica, Potencial pós-sináptico excitatório e Potencial pós-sináptico inibitório. Esses são conceitos relacionados à capacidade do cérebro de “facilitar” ou “dificultar” sinapses futuras, e tiveram a colaboração de Guillem Via, pesquisador do NeuroMat, que conversou com um dos membros da nossa equipe de difusão antes da redação dos artigos. Novamente o apoio dos pesquisadores da casa foi fundamental para a compreensão do conteúdo e posterior escrita. Juntos os três artigos somaram quase 60 mil bytes à enciclopédia.

Outro destaque está em um conteúdo diferente que inserimos na Wikipédia. Como devem se recordar, nos meses anteriores editamos uma série de verbetes sobre probabilidade, incluindo o próprio verbete sobre Processo estocástico. Agora, criamos uma predefinição de processos estocásticos. É provável que você já tenha se deparado com uma predefinição na Wikipédia, mas vamos explicar um pouco.

A predefinição é um tipo de página da Wikipédia feita para se inserir o conteúdo dela em outras páginas de forma mais fácil, utilizando código Wiki para “puxar” o que está em uma para a outra sem precisar repetir todo o código fonte. No caso, a predefinição de processos estocásticos reúne as páginas relacionadas ao tema por meio de uma tabela, que você confere abaixo.

Predefinicao-processo-estocastico

Com a predefinição, fica mais fácil ligar algumas das páginas que trabalhamos e ainda é possível ver onde podemos acrescentar conteúdo de probabilidade na Wikipédia. Inserindo apenas algumas linhas de código, acrescentamos os 8 mil bytes da página à qualquer verbete do tema. A predefinição também é um facilitador para alterações futuras: ao invés de acessar todas as páginas e modificar o conteúdo manualmente uma a uma, edita-se apenas o que está na predefinição, e ele é replicado para as outras automaticamente.

Com todas essas modificações, o Projeto de Wiki-difusão supera a marca de meio milhão de bytes inseridos na Wikipédia. É uma quantidade considerável de conteúdo inserido, e nós da equipe de Difusão do NeuroMat queremos ver esse número crescer ainda mais. Continue a nos acompanhar aqui no Traço de Ciência para mais informações e atualizações sobre o Projeto de Wiki-difusão, ou acompanhe a evolução na tabela que está em nossa página de Usuário na Wikipédia.

Anúncios

Uma consideração sobre “Iniciativa Wikipédia edita mais de meio milhão de bytes na enciclopédia virtual”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s