NeuroMat realiza II Maratona de Edição – Neurociência e Matemática

second_edit-a-thon_about_neuroscience_and_mathematics_06
Alunos editam verbetes sobre neurociência e matemática no NeuroMat. Créditos: CEPID NeuroMat, CC BY-SA 4.0 

Por David Alves

Uma das atividades de difusão que pode ser promovida através da Wikipédia é a maratona de edição. Também conhecida como edit-a-thon ou “editatona”, ela reúne pessoas em um mesmo local para realizar edições sobre um determinado assunto, com a orientação de editores mais experientes. Anteriormente, já falamos sobre a primeira maratona do NeuroMat, realizada como parte do Primeiro Encontro de Jovens Pesquisadores. Agora, no último dia 29, foi a vez da II Maratona de Edição – Neurociência e Matemática, realizada com apoio da FAPESP, da Fundação Wikimedia e do Grupo de Usuário Wikimedia no Brasil, reunindo alunos da USP para contribuírem com artigos relacionados aos temas.

Antes de começarem as atividades, o wikipedista e chefe da equipe de difusão do NeuroMat João Alexandre Peschanski recebeu os editores aspirantes e apresentou o centro de pesquisa e o Grupo de Usuários WIkimedia no Brasil. Depois, o wikipedista-em-residência do NeuroMat David Alves apresentou uma versão do artigo escrito em coautoria pelos membros da equipe de difusão sobre a Wikipédia na difusão científica. Por último, o editor experiente e membro do NeuroMat Célio Costa Filho realizou um treinamento com os presentes, ensinando os primeiros passos para as edições e o funcionamento geral da Wikipédia.

Como resultado, diversas páginas foram melhoradas, como o verbete Complementar, que foi trabalhado de um pequeno esboço para um artigo de vários parágrafos com 24 fontes diferentes, ou o Hormônio luteinizante, que cresceu de alguns poucos parágrafos para um verbete com cinco seções de conteúdo. Além dos melhorados, também houve artigos criados durante a maratona, como o verbete sobre Diferença simétrica, que já conta com mais de 10 mil bytes. Para conferir todo o trabalho, é só acessar a página oficial da II Maratona de Edição – Neurociência e Matemática.


Este texto foi baseado no press release do evento, divulgado pelo Grupo de Usuário Wikimedia no Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s