Wikipédia Falada: novo projeto de pesquisa do NeuroMat

Marília_Carrera_on_NeuroMat_02
Marília Carrera apresentando projeto de pesquisa no NeuroMat. Crédito: Wikimedia Commons/CEPID NeuroMat, CC BY-SA 4.0

Por Marília Carrera

Olá!

Sou Marília, jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Como nova integrante da equipe de difusão científica do NeuroMat, contribuirei para a divulgação de conteúdos de neuromatemática na Wikipédia por meio da audiodescrição de verbetes de probabilidade e estatística na enciclopédia eletrônica.

O projeto de pesquisa Matemática Falada: Audiodescrição de Verbetes de Probabilidade e Estatística na Wikipédia, submetido ao Programa José Reis de Incentivo ao Jornalismo Científico (Mídia Ciência), faz parte das atividades do núcleo de difusão científica do NeuroMat, em conjunto com outras propostas como o Projeto de Wiki – Difusão em Neuromatemática. O trabalho conta com a supervisão dos professores Antonio Galves e João Alexandre Peschanski.

Sendo o NeuroMat um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), o projeto de pesquisa procura contribuir para a reflexão sobre o papel das tecnologias 2.0 para a difusão científica.

De acordo com as diretrizes da Spoken Wikipedia, entre os fatores que justificam a audiodescrição de verbetes na Wikipédia estão disponibilizar áudios para pessoas que não conseguem ler, que estão estudando outras línguas ou que aprendem mais facilmente ouvindo que escrevendo, lendo ou repetindo a informação, permitir que os usuários possam ouvir aos verbetes da Wikipédia enquanto realizam outras atividades ou possam corrigir possíveis erros nos verbetes escritos enquanto preparam a audiodescrição, além de oferecer conteúdo de qualidade para as pessoas com deficiência visual.

Considerando as diretrizes da Spoken Wikipédia, o projeto de pesquisa é composto das seguintes atividades práticas e teóricas.

Atividades Práticas

  1. A realização da audiodescrição de pelo menos um verbete de estatística e probabilidade na Wikipédia a cada quinze dias;
  2. A revisão dos textos dos verbetes na Wikipédia a serem audiodescritos;
  3. A criação da página Wikipédia Falada, como uma ampliação do projeto de Wikipédia Audível;
  4. O monitoramento mensal do impacto das atividades realizadas para aprimorar o impacto das ações realizadas;
  5. A publicação de um artigo sobre a atuação do NeuroMat na difusão científica por tecnologia web 2.0 em publicações da imprensa, como o portal A Rede Educa (possui coluna específica sobre wikis) ou o boletim da Wikimedia Foundation;
  6. A manutenção de pelo menos duas postagens por semana o blog Traço de Ciência sobre a difusão científica na Wikipédia e a Iniciativa Wikipédia do NeuroMat, em língua portuguesa;
  7. A apresentação do projeto da Matemática Falada em organizações especializadas com o objetivo de ampliar o uso do conteúdo produzido em atividades de acessibilidade, por exemplo (a depender do interesse de representantes das organizações).

Atividades Teóricas

  1. Elaboração de uma revisão bibliográfica sobre as alternativas para corroborar a difusão científica entre as pessoas com deficiência visual, em vistas de uma publicação acadêmica a ser submetida no término dos seis meses de bolsa;
  2. Elaboração de um relato de experiência e de uma problematização da difusão de conhecimento científico para pessoas com deficiência visual por meio da Wikipédia, a serem eventualmente elaborados e submetidos com a renovação da bolsa por mais seis meses;
  3. Apresentação em seminário de pesquisa de primeiras versões dos artigos a serem submetidos;
  4. Acompanhamento de formação em difusão científica, em especial com a realização de um Curso de Introdução ao Jornalismo Científico e de um programa de estudo específico elaborado pelo supervisor científico;
  5. Participação em um programa de estudo de Difusão Científica com Tecnologias 2.0, sob coordenação do supervisor científico e do jornalista responsável.

Comecei a estudar a Wikipédia no terceiro ano da graduação ao ajudar a escrever o artigo acadêmico Wikipédia em Sala de Aula: Uma Revisão Bibliográfica. O que mais chamou a minha atenção na Wikipédia foi a quantidade de pessoas dispostas a contribuir para a produção, a disseminação e o acesso ao conhecimento por meio da enciclopédia eletrônica, apesar da remanescente resistência de acadêmicos com as tecnologias 2.0.

Em Wikipédia em Sala de Aula: Uma Revisão Bibliográfica, eu, minha colega Mariana Diello e meu professor João Alexandre Peschanski levantamos 31 relatos de utilização da Wikipédia em sala de aula em universidades. Entre as justificativas para a realização das iniciativas de Wiki – Pedagogia estão tanto o desenvolvimento da capacidade dos estudantes de lidarem com novas tecnologias e aperfeiçoarem técnicas de pesquisa quanto a busca por contribuição com áreas de conhecimento específicas não cobertas ou mal cobertas na enciclopédia eletrônica.

Parafraseando Dan Gillmor, renomado professor da Walter Cronkite School of Journalism and Mass Communication, da Arizona State University, em coluna publicada em julho de 2003 no The San Jose Mercury News, a natureza centralizada da produção de informação tem sido alterada pela combinação de ideias inovadoras e de ferramentas tecnológicas poderosas no século XXI. Entre as ferramentas tecnológicas poderosas está a Wikipédia, capaz de permitir o acesso ao conhecimento de maneira aberta, fácil e gratuita.

Anúncios

3 comentários em “Wikipédia Falada: novo projeto de pesquisa do NeuroMat”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s