NeuroMat apresenta trabalhos no Intercom 2016

intercom-joao-peschanski-1
João Alexandre Peschanski apresenta artigo “Wikipédia contra a ignorância racional” no Intercom 2016. Crédito: Wikimedia Commons/CEPID NeuroMat, CC BY-SA 4.0

Por Marília Carrera

Entre os dias 05 e 09 de setembro, a Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) sediou o XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, o Intercom 2016. O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat) marcou presença na Intercom, que recebe cerca de 3,5 mil participantes por ano, incluindo alunos de graduação e de pós-graduação, pesquisadores e outros profissionais da área da Comunicação. Os membros da equipe de difusão científica do NeuroMat, David Alves, Marília Reinato Carrera e João Alexandre Peschanski, apresentaram três artigos acadêmicos nesta edição do evento, que teve como tema Comunicação e Educação: Caminhos Integrados para um Mundo em Transformação.

No período da manhã do dia 8, o professor João Alexandre Peschanski apresentou um trabalho sobre as potencialidades educacionais dos projetos Wikimedia. O foco da apresentação foi o conjunto de critérios que existem para gerar confiabilidade na informação publicada nesses projetos em que qualquer um pode editar. Nesse contexto, apresentou em “Wikipédia contra a ignorância racional” o projeto de educação que colocou em prática com os estudantes do curso de graduação de Rádio, Televisão e Internet na Faculdade Cásper Líbero.

intercom-marilia-carrera-1
Crédito: Wikimedia Commons/CEPID NeuroMat, CC BY-SA 4.0

Na tarde do mesmo dia, a bolsista FAPESP Marília Reinato Carrera apresentou o trabalho “Reflexão sobre o webjornalismo participativo: entre o empoderamento dos leitores e a credibilidade da informação“, na sexta sessão do grupo de pesquisa Teoria do Jornalismo. Marília mencionou tanto os fatores que possibilitaram o surgimento do jornalismo participativo como o maior acesso à Internet quanto as implicações que o desenvolvimento do jornalismo cidadão trouxe para os profissionais das redações como a substituição da função do Gatekeeper pela função do Gatewatcher. Marília ainda ponderou sobre os riscos e as promessas do jornalismo participativo, tendo em vista as inovações e as limitações da Wikinews, fonte de notícias livre do Movimento Wikimedia.

intercom-david-alves-1
Crédito: Wikimedia Commons/CEPID NeuroMat, CC BY-SA 4.0

Já no período da manhã último dia da Intercom, o bolsista FAPESP David Alves apresentou o trabalho “O uso da Wikipédia na difusão científica“, na sessão Comunicação, Ciência e Educação do grupo de pesquisa Interfaces Digitais da Intercom Júnior. O artigo discute a relação entre a enciclopédia online e as visões consagradas sobre a difusão científica, além das potencialidades que a plataforma possui para os grupos envolvidos na prática de wiki-difusão. O texto foi escrito em parceria com os integrantes do NeuroMat Fernando da Paixão, João Alexandre Peschanski e Célio Costa Filho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s