NeuroMat realiza nova maratona de edição de verbetes da Wikipédia com estudantes de Medicina Veterinária da USP

wikipedia_workshop_at_faculty_of_veterinary_medicine_and_animal_science_fmvz-usp_07-1
Célio Costa durante treinamento na edit-a-thon, na FMVZ / USP. Crédito: Wikimedia Commons/CEPID NeuroMat, CC BY-SA 4.0

Por Marília Carrera

Na última quarta-feira (14.09), o Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat) e a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ / USP) promoveram uma maratona de edição de verbetes da Wikipédia com estudantes do curso de graduação de Medicina Veterinária.

Também chamado de edit-a-thon, o evento foi organizado pelos professores João Alexandre Peschanski e Francisco Blazquez e contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), do Museu de Anatomia Veterinária (MAV) e do grupo de usuários Wikimedia no Brasil.

Durante a maratona, os 17 estudantes inscritos passaram por um treinamento com o administrador da Wikipédia em português e membro da equipe NeuroMat Célio Costa Filho, por meio do qual passaram a editar verbetes relacionados aos temas da área da Medicina Veterinária, especialmente os que lidam com temas relacionados às fotos publicadas recentemente no Wikimedia Commons provenientes de uma ação de relicenciamento GLAM do MAV.

Para entender o contexto da atividade GLAM, é necessário voltar alguns meses atrás quando o NeuroMat e o MAV fecharam uma parceria para viabilizar a divulgação de centenas de imagens de modelos anatômicos, esqueletos e animais taxidermizados com elevado valor artístico e pedagógico no Wikimedia Commons (repositório de imagens da Wikipédia).

Entre as sugestões de edição da edit-a-thon, estavam verbetes sobre diferentes espécies de animais como avestruz, jacaré do pantanal e porco doméstico e sobre técnicas de conservação como embalsamento, plastinação e taxidermia.

Em conversa com o professor Francisco Blazquez, ele chamou atenção para a importância do uso da Wikipédia em sala de aula para os estudantes fixarem os conteúdos aprendidos durante as disciplinas tanto por meio da produção de verbetes novos quanto por meio da revisão de informações de verbetes existentes na enciclopédia eletrônica, principalmente a correção de dubiedades, erros e imprecisões.

“Acredito que a Wikipédia tenha duas funções importantes, a de ser fonte de informação para os estudantes e a de despertar o interesse deles para as disciplinas. Os estudantes podem fixar os conceitos, explicando os conteúdos que eles aprenderam em sala de aula para as pessoas leigas por meio da Wikipédia”, afirma Blazquez. “A Wikipédia tem a capacidade tanto de estimular os estudantes quanto de despertar neles a responsabilidade pelo trabalho produzido˜, acrescenta o docente que pretende implementar a Wikipédia em sala de aula no próximo semestre da disciplina Anatomia de Animais Domésticos II.

O evento foi a terceira maratona de edição de verbetes da Wikipédia realizada pelo NeuroMat. O primeiro edit-a-thon aconteceu em maio de 2015, como parte do Primeiro Encontro de Jovens Pesquisadores. Já o segundo edit-a-thon aconteceu em agosto de 2016, como parte da iniciativa apoiada pela FAPESP, pela Fundação Wikimedia e pelo Grupo de Usuário Wikimedia no Brasil de reunir estudantes da USP para realizar várias edições de verbetes de Neuromatemática na Wikipédia.

Anúncios

Um comentário em “NeuroMat realiza nova maratona de edição de verbetes da Wikipédia com estudantes de Medicina Veterinária da USP”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s