Parceria entre NeuroMat e Museu de Veterinária leva mais 30 imagens ao Commons

vinylite_and_corrosion_applied_in_a_horse_hoof
Casco de cavalo preservado por vinilite e corrosão. Créditos: Museu de Anatomia Veterinária da FMVZ USP / Wagner Souza e Silva.

Por David Alves

Depois de um piloto com grande sucesso, a parceria entre o NeuroMat e o Museu de Anatomia Veterinária começa a expandir o seu projeto GLAM. Agora, já são mais de 30 fotos produzidas pelo MAV disponibilizadas no Wikimedia Commons com licença aberta com apoio do NeuroMat.

Entre os destaques da nova leva de imagens carregadas estão por exemplo a imagem de um tucano-de-bico-preto taxidermizado (abaixo), uma ave ameaçada, e o esqueleto macerado de uma capivara, o maior roedor do mundo. Outras peças de destaque são o rim de um bovino preservado por técnica de glicerinação, um aparelho com suporte ao sistema locomotor para correção dos cascos de cavalo, e um casco em si, preservado por vinilite e corrosão (acima), entre outros. Veja todas as imagens da parceria neste link.

toucan_black_beak_ramphastos_vitellinus
Espécime taxidermizado de tucano-de-bico-preto. Créditos: Museu de Anatomia Veterinária da FMVZ USP / Wagner Souza e Silva

A parceria entre o NeuroMat e o MAV começou após a exposição “Por Dentro do Cérebro”, quando os membros envolvidos notaram a possibilidade de uma difusão em um contexto Wiki, por um lado, e de levar o acervo a um público maior, do outro. Um projeto piloto foi executado em agosto, com o carregamento de quatro imagens no Commons, que foram muito bem recebidas. Duas foram aprimoradas pela própria comunidade, e eleitas imagem de alto valor. Outra também foi nomeada para imagem de destaque, e será a capa do site no próximo dia 19 de setembro, aumentando a visibilidade do projeto para toda a comunidade.

Espera-se que o novo grupo de imagens também receba a mesma aprovação da comunidade, assim como os próximos futuros carregamentos. Para acompanhar a evolução do projeto, basta acessar a página correspondente no Wikimedia Commons, ou acompanhar as postagens deste blog.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s