Curso de Jornalismo Científico online está disponível gratuitamente

Por David Alves

Entre os diferentes meios para se realizar a difusão científica está a imprensa. Ainda que sob dificuldades, o jornalismo científico é uma importante parte do trabalho de divulgar a ciência, levando conhecimento através de veículos confiáveis para uma grande audiência já estabelecida. Mas para isso, é preciso garantir a qualidade do que se escreve, preparando os jornalistas nos desafios e particularidades da cobertura de ciências. E para os profissionais que querem ter esse preparo, apresentamos aqui o Curso Online em Jornalismo Científico da Federação Mundial de Jornalistas de Ciência (World Federation of Science Journalists, ou WFSJ).

Uma das atividades práticas que estavam propostas no Projeto de pesquisa em Wiki-difusão estava a realização de um curso de jornalismo científico. Infelizmente, existem poucos cursos do tipo no Brasil. Mas as ferramentas de ensino à distância estão mais disponíveis e aceitas. Por isso, quando preparamos o projeto, apresentamos o curso da WFSJ.

Dividido em dez lições, o curso foi preparado por jornalistas científicos experientes de vários países. Cada módulo possui textos sobre tópicos teóricos e práticos, como “o que é ciência”, ou “como filmar ciência”, usando como exemplos matérias de veículos de comunicação de ciências de renome mundial como a revista Nature ou o site SciDev.net, junto com publicações localizadas como o Science in Africa. Além da parte escrita, as sessões também possuem questões para treinar o que se aprendeu e atividades a serem realizadas como entrevistas e discussões teóricas com um mentor, que deverá acompanhar o processo de realização das tarefas e avaliá-las junto com o estudante. Disponibilizamos neste link, a critério de exemplo, o resultado do que foi produzido durante o curso para essa bolsa.

O curso está disponível em dez idiomas, entre eles o português, mas existem algumas diferenças nos materiais. O curso em português, por exemplo, contém 8 módulos. Mesmo assim, em qualquer língua, o material será com toda a certeza bastante útil a jornalista que aspiram cobrir ciência.


Estendemos aqui um agradecimento pessoal aos membros da WFSJ pelo apoio dado para a realização e término bem sucedido do curso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s