A matemática e a Wikipédia: entrevista com Fábio Azevedo

fabio_ifrs
Fábio Azevedo ministrando palestra sobre a Wikipédia em Caxias do Sul. Disponibilizada pelo próprio no Wikimedia Commons.

Por David Alves

A Wikipédia, como uma extensa enciclopédia, contém artigos sobre todas as áreas do conhecimento, como artes, história, biologia e física. Mas a matemática ainda se apresenta menos, com um número menor de verbetes entre os classificados como de destaque ou como bons. Fábio Azevedo, professor do Instituto de Matemática da UFRGS, tem trabalhado em sala de aula e como embaixador no campus para ajudar a melhorar o conteúdo da Wikipédia no tema e em outros relacionados à ciência. Confira a entrevista que ele deu ao Traço de Ciência abaixo.

NeuroMat (NM): Você acredita que haja uma dificuldade maior em se incluir assuntos sobre ciência na Wikipédia?

Fábio Azevedo (FA): As dificuldades de inserção de conteúdo são diferentes em cada área. Observando meus estudantes, vejo que a maior dificuldade reside em dissertar sobre tópicos que estão estudando no momento e, por isso, ainda não têm uma compreensão bem madura. Escrever sobre matemática, em especial, exige conhecimentos mais amplos e uma compreensão mais forte do que aquela que se tem quando do início do estudo de um tópico.

NM: Quais são as principais dificuldades ao se editar a Wikipédia sobre matemática? O aprendizado dos códigos é uma barreira?

FA: A maior dificuldade é, certamente, ter o conhecimento. A matemática é uma ciência enorme, muito especializada e técnica. Se um estudante de cálculo se coloca a escrever sobre funções contínuas, ele escreverá apenas uma pequena parte da história. É certo que o uso de sintaxe LaTeX (linguagem de marcação usada na Wikipédia para símbolos matemáticos) é um custo de aprendizado a mais e pode ser uma barreira grande para alguns estudantes.

NM: Para alunos acostumados a trabalhar com números, é complicado aprender a redigir de modo claro para a Wikipédia? A lógica da escrita na Wikipédia é de alguma forma similar à da escrita matemática?

FA: É certo que a escrita matemática exige rigor e precisão muito além do usual em nossa língua. Parte da dificuldade de escrever sobre matemática está justamente em escrever de forma simples, isto é, seguinte as recomendações da Wikipédia sem perder o rigor da exposição. É necessário também segmentar o texto para os diversos públicos. Isso é bem complicado de fazer sem comprometer o texto.

NM: Na sua visão, como a escrita na ferramenta Wiki pode auxiliar no aprendizado da matéria?

FA: A escrita na Wikipédia pode auxiliar no aprendizado como a escrita em outros meios. O diferencial da Wikipédia é o fato de ser uma publicação de grande alcance. O trabalho do estudante não se resume à leitura pelo professor, ele fica disponível para qualquer pessoa interessada.

NM: Em 2014, um brasileiro ganhou a Medalha Fields, e recentemente, outro recebeu o Grande Prêmio Louis D. Apesar desses avanços, você acredita que temos uma boa presença em um campo como a matemática? Por quê?

FA: Eu acho que o Brasil ainda tem muito o que avançar na ciência. Se por um lado, a qualidade da nossa ciência esteja progredindo, a educação científica média do brasileiro é sofrível, o que compromete a educação superior e, por consequência, a produção científica. Os cursos de ciência de base têm pouca procura e, normalmente, formam poucos. Também existe um hiato muito grande entre universidade e indústria.

NM: Pensando na sociedade para além das universidades, como um bom conteúdo de matemática na Wikipédia pode auxiliar na disseminação de conceitos complexos?

FA: A Wikipédia é uma enciclopédia maravilhosa, ela é de fácil uso e abrangente. Quantas vezes eu já me vi navegando por horas na Wikipédia e lendo sobre os mais variados assuntos. Sendo bem específico, mesmo na minha área de conhecimentos, eu uso a Wikipédia, pois tem informação atualizada e cita fontes para estudo mais avançado.

NM: Como essa disseminação é positiva para a criação de uma cultura matemática e científica na sociedade? Isso poderia nos ajudar a receber mais reconhecimentos como os apresentados anteriormente?

FA: A disseminação de conhecimentos é válida e salutar, nesse sentido, a Wikipédia cumpre um papel relevante. Ela já contribui como ferramenta e, a medida que é aperfeiçoada, tem-se maior aprofundamento dos tópicos, o que contribui para boa formação do estudioso, e quando falamos em boa formação, estamos auxiliando a alargar a estrada para os talentos em potencial.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s