Comunidade Commons melhora dados de imagem da parceria NeuroMat e MAV

technique_of_dehydration_applied_in_a_foal
Imagem de um mini-pônei desidratado teve seus metadados melhorados pela comunidade. Crédito: Museu de Anatomia Veterinária da FMVZ USP / Wagner Souza e Silva

Por Lucas Belo

A parceria entre o NeuroMat e o Museu de Anatomia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (MAV-FMVZ) da USP para o carregamento no Wikimedia Commons de imagens cedidas pelo MAV de sua coleção tem gerado bons frutos. O projeto atende aos principais objetivos destas instituições, dentre eles a disseminação científica e o aumento da visibilidade do acervo do museu, mas também o de relação com uma comunidade que se beneficia e pode beneficiar o material disponibilizado de diversas formas, como melhorar a qualidade da imagem ou ainda revisar as informações colocadas.

O carregamento deste repositório prioriza não somente a qualidade das imagens como também os metadados, ou metainformações, das mesmas. Os metadados servem para dizer, entre outras coisas, do que se trata a imagem, facilitando assim a relação com o arquivo e suas formas de utilização.

A construção desse tipo de metadado é um trabalho coletivo, no qual especialistas e pesquisadores detalham todas as informações relevantes sobre o arquivo. Mesmo este sendo um trabalho que é avaliado por muitos profissionais antes da imagem ser carregada no Wikimedia Commons, isso não impede a construção de debates e a somatória de novas informações nos metadados das imagens pela comunidade Wikimedia.

O caso mais recente desses debates é a imagem de um potro desidratado (acima) onde usuários da Wikipédia, se munido de fontes fiáveis, contestaram as informações e a forma de utilização desta imagem. Graças ao trabalho de revisão dos metadados realizado no escopo desta parceria, descobriu-se que esta imagem é na verdade de um mini-pônei ou uma mini-égua. A mãe do animal foi levada ao Hospital Veterinário e pariu este potro, mas ambos morreram. O potro acabou sendo doado ao Museu, onde passou pela técnica de desidratação.

Esse exemplo mostra que o MAV, entendo a importância dos metadados em seus arquivos e repositórios, torna possível o melhoramento na catalogação de seu acervo, além de facilitar rastreamentos, análises e pesquisas. Através dessa parceria, que envolve também a comunidade Wikimedia, esperamos que mais melhorias possam ser feitas, de forma a aprimorar o trabalho de todos para o ganho de todos.

Anúncios

Uma consideração sobre “Comunidade Commons melhora dados de imagem da parceria NeuroMat e MAV”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s