Projeto de wiki-difusão chega a 50 verbetes editados

Por David Alves

Depois de um hiato nos anúncios, estamos de volta com os novos números do projeto de Wiki-difusão. Por conta do preparo do relatório científico da bolsa FAPESP, esse post salta dos 30 anteriormente anunciados direto para 50 verbetes editados na Wikipédia, entre criados e melhorados sobre matemática e neurociência. É um número importante, principalmente por marcar aproximadamente a metade da jornada a ser realizada até o final de março. Mas algumas outras coisas mudaram. Veja mais ao final do post.

Para começar, vamos aos destaques dos últimos dois meses. Desde a última atualização, o projeto se aproxima rapidamente da casa dos um milhão de bytes inseridos na Wikipédia – que iremos divulgar tão logo esse número seja atingido. De lá para cá, alguns focos de trabalho merecem destaque.

tabela-mgromov-50-verbetes

Nessa lista, os verbetes Hipótese do cérebro crítico e sua versão em inglês, Critical brain hypothesis, além do artigo relacionado Transição de fase, são um caso de destaque. Esses verbetes foram escolhidos por serem partes fundamentais para um artigo científico publicado pelo NeuroMat, “Phase transitions and self-organized criticality in networks of stochastic spiking neurons“. Por ser um conceito altamente complexo, os dois verbetes foram preparados com o auxílio de Ludmila Brochini, co-autora do artigo acadêmico, e em revisão por ela e o co-autor Osame Kinouchi, ambos pesquisadores do NeuroMat.

Continuando o trabalho iniciado com as edições sobre o Plexo braquial e a Lesão do plexo braquial, foram feitos avanços também nos diversos nervos que o compõem. Entre eles estão a criação dos verbetes Nervo peitoral lateral e Nervo torácico longo, e melhorias nos verbetes Nervo musculocutâneo e Nervo frênico. Além disso, um trabalho realizado por um dos bolsistas do NeuroMat ajudou a criar uma predefinição com uma imagem clicável (modelo abaixo) do plexo braquial e seus diferentes componentes, que está sendo incorporada a esses artigos. Outros nervos ainda serão incluídos nessa lista, como o Nervo subclávio e o Nervo axilar.

plexo-braquial
Ilustração anatômica do plexo braquial identificando as áreas das raízes, troncos, divisões e os cordões.

Além dessas edições, trabalhou-se também em verbetes relacionados à matemática, como Medida de Dirac e Sigma-álgebra. Esses verbetes também são relevantes para o NeuroMat, pois parte da base conceitual da pesquisa realizada nesse CEPID envolve modelos probabilísticos do cérebro.

Esses foram os principais destaques da atualização do trabalho sendo realizado no projeto de pesquisa de Wiki-difusão. Mas você pode ter notado que a tabela acima está um pouco diferente das anteriores. Isso por que apenas os 20 verbetes que compõem essa atualização estão listados nela. Esta é uma alteração experimental, pois a tabela agora se encontra em um tamanho bastante extenso, que não possibilita uma boa leitura. Reduzindo-a apenas aos verbetes cobertos no período permitiria focar mais no conteúdo que foi desenvolvido mais recentemente.

É importante destacar também que, com a chegada da bolsista FAPESP Marília Reinato Carrera e de outros quatro bolsistas USP para a equipe de difusão do NeuroMat, a Iniciativa Wikipédia fica muito maior do que o projeto de Wiki-difusão, então recomendamos acompanhar de perto nosso blog para se manter atualizado também nos outros projetos.

Conte para nós o que achou da mudança, e veja a tabela completa, incluindo as estatísticas de visualização das edições realizadas anteriormente, na página de usuário MGromov.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s