NeuroMat produz versão audível do verbete Lei dos Grandes Números da Wikipédia

pesquisa_matematica_falada_-_marilia_carrera_01
Marília Carrera, membro da equipe de difusão científica do NeuroMat. Créditos: Giulia Gamba/Wikimedia CommonsCC BY-SA 4.0

Por Marília Carrera

Está disponível a versão audível do verbete Lei dos Grandes Números na Wikipédia, como parte do projeto de pesquisa do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat) Matemática Falada: Audiodescrição de Verbetes de Probabilidade e Estatística na Wikipédia, com apoio do Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil.

No dia 10 de outubro, a equipe de difusão científica do NeuroMat gravou a versão audível do verberte Lei dos Grandes Números na Superintendência de Tecnologia da Informação da Universidade de São Paulo (STI / USP). O processo de duração de cerca de 7 horas, com gravações nos períodos da manhã e da tarde, foi acompanhado de perto pela estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero Giulia Gamba. Giulia entrevistou a equipe de difusão do NeuroMat para uma reportagem sobre a relação entre Wikipédia e Educação para a revista Cásper, produzida pelo próprio Núcleo Editorial de Revistas da Faculdade Cásper Líbero.

Entre os dias 10 e 19 de outubro, o áudio inicial de cerca de 4 horas foi editado para o áudio final de cerca de 30 minutos com o auxílio do software livre Audacity. A versão audível da Lei dos Grandes Números pode ser acessada por meio tanto do Wikimedia Commons quanto da Wikipédia (o som é reproduzido por meio do ícone de um alto falante no topo do verbete Lei dos Grandes Números).

Lei dos Grandes Números foi a primeira meta alcançada dentro do projeto de pesquisa Matemática Falada: Audiodescrição de Verbetes de Probabilidade e Estatística na Wikipédia. Entre as etapas de trabalho anteriores estão a melhoria do verbete Lei dos Grandes Números a partir da tradução do verbete Law of Large Numbers da Wikipédia em Inglês, a criação do GIF animado com base no artigo A Brain Soccer Derby: A NeuroMat Story escrito pelo professor Antonio Galves, a revisão dos conceitos e das fórmulas matemáticas pelo professor do Departamento de Estatística do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME / USP) Anatoli Iambartsev e a preparação do texto para a gravação da versão audível com a jornalista do Núcleo de Divulgação Científica da USP Tabita Said.

Entre as próximos objetivos da equipe de difusão científica do NeuroMat estão Variáveis Aleatórias e Distribuição de Probabilidade.

Anúncios

2 comentários em “NeuroMat produz versão audível do verbete Lei dos Grandes Números da Wikipédia”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s