NeuroMat produz versão audível do verbete Lei dos Grandes Números da Wikipédia

pesquisa_matematica_falada_-_marilia_carrera_01
Marília Carrera, membro da equipe de difusão científica do NeuroMat. Créditos: Giulia Gamba/Wikimedia CommonsCC BY-SA 4.0

Por Marília Carrera

Está disponível a versão audível do verbete Lei dos Grandes Números na Wikipédia, como parte do projeto de pesquisa do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat) Matemática Falada: Audiodescrição de Verbetes de Probabilidade e Estatística na Wikipédia, com apoio do Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil.

No dia 10 de outubro, a equipe de difusão científica do NeuroMat gravou a versão audível do verberte Lei dos Grandes Números na Superintendência de Tecnologia da Informação da Universidade de São Paulo (STI / USP). O processo de duração de cerca de 7 horas, com gravações nos períodos da manhã e da tarde, foi acompanhado de perto pela estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero Giulia Gamba. Giulia entrevistou a equipe de difusão do NeuroMat para uma reportagem sobre a relação entre Wikipédia e Educação para a revista Cásper, produzida pelo próprio Núcleo Editorial de Revistas da Faculdade Cásper Líbero.

Entre os dias 10 e 19 de outubro, o áudio inicial de cerca de 4 horas foi editado para o áudio final de cerca de 30 minutos com o auxílio do software livre Audacity. A versão audível da Lei dos Grandes Números pode ser acessada por meio tanto do Wikimedia Commons quanto da Wikipédia (o som é reproduzido por meio do ícone de um alto falante no topo do verbete Lei dos Grandes Números).

Lei dos Grandes Números foi a primeira meta alcançada dentro do projeto de pesquisa Matemática Falada: Audiodescrição de Verbetes de Probabilidade e Estatística na Wikipédia. Entre as etapas de trabalho anteriores estão a melhoria do verbete Lei dos Grandes Números a partir da tradução do verbete Law of Large Numbers da Wikipédia em Inglês, a criação do GIF animado com base no artigo A Brain Soccer Derby: A NeuroMat Story escrito pelo professor Antonio Galves, a revisão dos conceitos e das fórmulas matemáticas pelo professor do Departamento de Estatística do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME / USP) Anatoli Iambartsev e a preparação do texto para a gravação da versão audível com a jornalista do Núcleo de Divulgação Científica da USP Tabita Said.

Entre as próximos objetivos da equipe de difusão científica do NeuroMat estão Variáveis Aleatórias e Distribuição de Probabilidade.

Anúncios

Um comentário em “NeuroMat produz versão audível do verbete Lei dos Grandes Números da Wikipédia”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s