NeuroMat edita artigos sobre nervos do plexo braquial

plexo-braquial

Por Luna Fontes Maldonado

Nos últimos meses, o NeuroMat aprimorou o conteúdo dos verbetes sobre o Plexo braquial e a Lesão do plexo braquial, inclusive com material de pesquisa desenvolvido no próprio centro. Esse tipo de lesão tem grande importância clínica por ser bastante comum em acidentes de trânsito envolvendo motocicletas, mas também pode ocorrer em esportes de contato e durante o parto. Agora, o NeuroMat dá início a uma série de edições criando e melhorando os artigos sobre os nervos relacionados para ter uma cobertura completa do plexo braquial e as possíveis lesões que o mesmo pode vir a sofrer.

Diversos artigos já foram editados nessa tarefa. Entre eles, o nervo radial, o nervo musculocutâneo, o nervo ulnar e o nervo frênico foram melhorados, enquanto os nervos escapular dorsal, o nervo peitoral lateral, o nervo peitoral medial e o nervo torácico longo foram criados pela equipe do NeuroMat. Outros nervos, como o nervos subclávio e o nervo toracodorsal ainda serão trabalhados no projeto.

A edição dos artigos faz o aproveitamento do conteúdo já publicado na Wikipédia lusófona e a tradução do conteúdo publicado na Wikipédia em inglês. Para traduzir os termos mais específicos se usa tanto os próprios recursos da Wikipédia, buscando artigos que contenham a palavra em português, quanto da ajuda dos pesquisadores do NeuroMat. Artigos científicos que abordem o mesmo tema também servem de apoio para a elaboração dos verbetes. O processo de tradução pode ter duração de algumas horas até alguns dias, dependendo do grau de complexidade e tamanho do conteúdo, que pode variar entre apenas algumas linhas, com cerca de 2000 bytes, até vários parágrafos e seções, com aproximadamente 10 000 bytes.

Além do texto que compõe os verbetes, também são traduzidas as infocaixas, quadros de formato fixo que são colocados no canto superior direito do artigo para apresentar um resumo do verbete e facilitar a consulta de outros verbetes relacionados. Outro trabalho relacionado feito pelo NeuroMat é a tradução de algumas das imagens que ilustram o artigo, a partir do espanhol e do inglês, inclusive com um mapa de imagem, que permite clicar sobre o nome do nervo e ser direcionado para a página correspondente.

Além dos verbetes sobre os nervos, também serão editados os artigos das cervicais e dos músculos relacionados, alcançando assim uma abordagem completa sobre a estrutura e funcionamento do plexo braquial.

Anúncios

Um comentário em “NeuroMat edita artigos sobre nervos do plexo braquial”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s