O segundo dia do Treinamento de Difusão Científica em Web 2.0

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Estudante do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME / USP) (à direita) e comunicadoras da Faculdade Cásper Líbero (à esquerda) durante o Treinamento de Difusão Científica em Web 2.0. Crédito: Wikimedia Commons/CEPID NeuroMat, CC BY-SA 4.0

Por Marília Carrera

Hoje (13.12) aconteceu o segundo módulo do curso Treinamento de Difusão Científica em Web 2.0 do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do grupo de usuários Wikimedia no Brasil.

O dia contou com três sessões – Notoriedade e Confiabilidade (apresentada pelo bolsista FAPESP David Alves, das 10h às 12h), As Licenças Creative Commons (apresentada novamente pelo bolsista FAPESP David Alves, das 13h às 15h) e A Comunidade Wikimedia (apresentada pelo pesquisador do CEPID NeuroMat Célio Costa, das 16h às 18h). Todas as sessões foram divididas em um primeiro momento mais teórico e em um segundo momento mais prático.

Na sessão inicial Notoriedade e Confiabilidade, os participantes aprenderam o que é considerado notório (diferença entre fama e notoriedade) e o que é considerado confiável (diferença entre fato e opinião e diferença entre fonte primária, fonte secundária e fonte terciária) e inseriram predefinições relacionadas à confiabilidade em artigos relacionados à ciência na Wikipédia.

Lembrando que as fontes primárias são as evidências diretas do assunto como um documento oficial ou uma  reportagem, as fontes secundárias são a sumarização das fontes primárias como pesquisas acadêmicas e as fontes terciárias são a sumarização das fontes secundárias como enciclopédias. As fontes secundárias são a matéria prima da Wikipédia.

Na sessão seguinte As Licenças Creative Commons, os participantes aprenderam sobre a licença Creative Commons (o funcionamento, o surgimento e os tipos de licença Creative Commons) e carregam imagens com licença livre no Wikimedia Commons e utilizaram–nas em outros projetos da Wikimedia Foundation.

Na sessão final A Comunidade Wikimedia, os participantes aprenderam sobre as diferentes funções, os diferentes grupos e as diferentes interações dos usuários da Wikimedia Foundation e enviaram mensagens uns aos outros por meio da página de discussão e comentaram em imagens ou em verbetes ou em votação na Wikimedia Commons ou na Wikipédia.

O Treinamento de Difusão Científica em Web 2.0 é composto de três módulos (dias 12, 13 e 15 de dezembros) com três sessões (Apresentação, Os Projetos Wikimedia e Os Cinco Pilares da Wikipédia no primeiro módulo, Notoriedade e Confiabilidade, As Licenças Creative Commons e A Comunidade Wikimedia no segundo módulo e Wikipédia como Ferramenta de Ensino, Wikipédia como Ferramenta de Estudo e Editatona, GLAMS, Concursos no segundo módulo).

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