O terceiro e último dia do Treinamento de Difusão Científica em Web 2.0

Comunicadorae da Faculdade Cásper Líbero durante o Treinamento de Difusão Científica em Web 2.0.
Comunicadores da Faculdade Cásper Líbero durante o Treinamento de Difusão Científica em Web 2.0.Crédito: Wikimedia Commons/CEPID NeuroMat, CC BY-SA 4.0

Por Marília Carrera

Hoje (15.12) aconteceu o terceiro e último módulo do curso Treinamento  do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do grupo de usuários Wikimedia no Brasil.

O dia contou com três sessões – Wikipédia como Ferramenta de Ensino (apresentada pela bolsista FAPESP Marília Carrera, das 10h às 12h), Wikipédia como Ferramenta de Estudo (apresentada pelo pesquisador do CEPID NeuroMat Célio Costa, das 13h às 15h) e Editatona, GLAMS, Concursos (apresentada novamente pelo pesquisador do CEPID NeuroMat Célio Costa, das 16h às 18h). Todas as sessões foram divididas em um primeiro momento mais teórico e em um segundo momento mais prático.

Na sessão inicial Wikipédia como Ferramenta de Ensino, os participantes aprenderam como a Wikipédia pode ser usada pelos docentes, como  a Wikipedia Education Program e a Wiki Education Foundation podem incentivar o uso da Wikipédia em sala de aula e como a Wikiversidade pode auxiliar tanto professores quanto estudantes na elaboração de um programa de uma disciplina e elaboraram a sequência didática do Treinamento de Difusão Científica em Web 2.0 na Wikiversidade.

Na sessão seguinte Wikipédia como Ferramenta de Ensino, os participantes aprenderam como a Wikipédia e outros projetos Wikimedia podem ser usados pelos discentes, fizeram sugestões sobre a sequência didática do Treinamento de Difusão Científica em Web 2.0 na Wikiversidade e produziram o próprio guia para edição de tópicos específicos na Wikipédia.

Na sessão final Editatonas, GLAMS, Concursos, os participantes aprenderam como são realizados editatonas, GLAMS e concursos entre os usuários da Wikipédia, criaram individualmente a própria sugestão de GLAM e elaboraram em dois grandes grupos a própria sugestão de editatona para o CEPID NeuroMat. Editatonas são maratonas dedição de tópicos específicos na Wikipédia.

O Treinamento de Difusão Científica em Web 2.0 foi composto de três módulos (dias 12, 13 e 15 de dezembros) com três sessões (Apresentação, Os Projetos Wikimedia e Os Cinco Pilares da Wikipédia no primeiro módulo, Notoriedade e Confiabilidade, As Licenças Creative Commons e A Comunidade Wikimedia no segundo módulo e Wikipédia como Ferramenta de Ensino, Wikipédia como Ferramenta de Estudo e Editatona, GLAMS, Concursos no segundo módulo).

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