Equipe de difusão científica do CEPID NeuroMat traduz todos os vídeos da série Wikipédia na Educação

screen-shot-2016-12-15-at-6-17-55-pm
A professora neozelandesa Floor Koudijs compartilha por que usa a Wikipédia em sala de aula no primeiro vídeo da série Wikipédia na Educação. Crédito: Wikimedia Commons/CC BY-SA 4.0

Por Marília Carrera

Se você pensar a partir da perspectiva dos estudantes, eles estão aprendendo habilidades do século XXI como se engajar em uma comunidade global e escrever para uma audiência global, aprendendo incríveis habilidades de pesquisa e ao mesmo tempo  contribuindo com o mundo.

É o que afirma a professora neozelandesa Floor Koudijs, no primeiro vídeo da série de doze vídeos Wikipédia na Educação.

A equipe de difusão científica do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat) e o Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil inseriram legendas em Português nos doze vídeos da série Wikipédia na Educação (Wikipedia in Education, em Inglês). Produzida pela Fundação Wikimedia em 2016, todos os capítulos estão disponíveis no Wikimedia Commons, no Youtube e no Vimeo.

A série Wikipédia na Educação traz depoimentos de diversos professores de diferentes países sobre o uso da Wikipédia em sala de aula. São eles Reem Al-Kashif, Vassia Atanassova, Vojtech Dostal, Shani Evenstein, Àlex Hinojo, Netha Hussain, Floor Koudijs, Liang-chih Shang Yuan, Venus Lui, Filipi Maljkovic, Melina Masnatta (foi entrevista, mas não apareceu nos vídeos), Jami Mathewson, Walaa Abdel Monem, Sara Mortsel, Vira Motoro, Paola Ricaurte Quijano, Roxana Sordo e Lilit Tarkhanyan.

Os vídeos de cerca de dois minutos ou três minutos foram dirigidos, produzidos e editados por Victor Grigas, storyteller da Fundação Wikimedia e editor da Wikipédia desde 2005. Lembrando que a Fundação Wikimedia é responsável por quinze projetos, entre eles Wikipédia, Wikcionário, Wikiquote, Wikilivros, Wikisource, Wikispecies, Wikinotícias, Wikiversidade, Wikivoyage, Commons, Wikidata, MediaWiki, Meta-Wiki, Incubator e Labs.

Todos os capítulos estão sob a licença Creative Commons, o que significa que o trabalho pode ser adaptado, copiado e distribuído livremente desde que a licença Creative Commons seja mantida. Segue a lista dos doze vídeos da série Wikipédia na Educação, de acordo com as descrições disponíveis no Wikimedia Commons.

1. POR QUE VOCÊ ENSINA A WIKIPÉDIA? 

Educadores e líderes de educação da Wikipédia compartilham porque eles usam a Wikipédia tanto como uma forma de acessar o conhecimento quanto como uma maneira de aprimorar as habilidades de compartilhamento de informações e de interação dos estudantes na Internet. O vídeo mostra como o processo transforma os estudantes de consumidores em produtores de conhecimento, trocando os trabalhos que apenas os professores podem ler pelos artigos que todo o mundo pode acessar.

2. QUAL FOI SEU PRIMEIRO ARTIGO?

Educadores e líderes de educação da Wikipédia contam como começaram a editar na Wikipédia, geralmente por meio da tradução, passando pela inserção de informações até a criação de artigos na enciclopédia virtual.

3. OS CINCO PILARES DA WIKIPÉDIA

Educadores e líderes de educação da Wikipédia comentam sobre as cinco regras que as pessoas precisam saber antes de começar a editar na Wikipédia. Os professores refletem sobre as implicações geopolíticas da produção do conhecimento, a interação entre as pessoas e a disseminação do conhecimento da melhor maneira possível na Internet a partir dos cinco pilares da Wikipédia.

4. TAREFAS

Educadores e líderes de educação da Wikipédia compartilham diferentes experiências sobre o uso da Wikipédia como ferramenta de ensino e a importância de abordar tanto a questão do plágio quanto a questão das referências bibliográficas em sala de aula.

5. BROCHURAS E TUTORIAIS

A Wikipédia está disponível em 283 idiomas. Há uma alta probabilidade de que os estudantes trabalhem com os idiomas nos quais eles são fluentes. A tradução pode ser uma atividade para aumentar as suas habilidades linguísticas, além de aumentar os seus conhecimentos sobre um assunto em particular.

11. QUANDO ESCALAR E CONTRATAR UM FUNCIONARIO

O vídeo mostra como educadores e líderes de educação da Wikipédia lidam com programas de educação que abarcam muitas salas de aula e também muitas instituições.

12. SUCESSO E APRENDIZADO COM O FRACASSO

Sucesso ou fracasso? Tudo é aprendizado! O vídeo mostra que o questionamento e aplicável aos estudantes e também aos educadores e aos líderes de programas de educação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s