Imagem de projeto GLAM do NeuroMat e MAV é eleita como destaque no Wikimedia Commons

skull_of_crocodile_crocodylidae
Crânio de crocodilo em exibição no Museu de Anatomia Veterinária, carregado no Wikimedia Commons em um Projeto GLAM com o CEPID NeuroMat. Créditos: Museu de Anatomia Veterinária da FMVZ USP / Wagner Souza e Silva

Por Lucas Belo

A parceria entre o Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat) e o Museu de Anatomia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP (MAV-FMVZ), com apoio do Grupo de Usuário Wikimedia no Brasil, está carregando no Wikimedia Commons imagens reconhecidas pela comunidade como de altíssima qualidade, tanto em termos técnicos como na relevância que certas imagens possuem em suas categorias. O mais recente resultado do projeto GLAM (do inglês, Galleries, Libraries, Archives and Museums) é a fotografia do crânio de crocodilo visto acima, que foi votada para imagem de destaque do repositório de mídia livre.

A peça é de um espécime da família Crocodylidae, e foi preparada pela técnica de maceração, que consiste em manter a carcaça do animal em um recipiente fechado à a temperatura constante para promover uma decomposição controlada. No dia 22 de novembro a foto esteve como imagem do dia, aparecendo na página principal do Wikimedia Commons e da Wikipédia.

Atualmente, 31 imagens carregadas por meio da parceria já foram reconhecidas de alguma forma pela comunidade. A maioria é considerada imagem de valor, que foram consideradas pela comunidade como as mais significativas dentro de suas categorias, e relevantes para uso em outros projetos Wikimedia.

Além da fotografia do crânio de crocodilo, outras cinco imagens possuem o reconhecimento de imagem de destaque, que pode se considerado o mais importante dentro da comunidade Commons, dado apenas às melhores mídias do repositório. As imagens de destaque devem possuir alta qualidade técnica e ser de relevância dentro dos projetos. Imagens que possuem esta premiação podem ser indicadas como imagens do dia e com isso aparecer na pagina principal do Commons.

Para ver todas as imagens carregadas pela parceria entre o CEPID NeuroMat e o MAV-FMVZ, acesse a categoria correspondente no Wikimedia Commons, e continue a acompanhar o blog Traço de Ciência para mais novidades sobre este e outros projetos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s