Treinamento em Difusão Científica em Web 2.0

tdcweb20_day_03_08
Participantes do Treinamento de Difusão Científica Web 2.0. Créditos: Wikimedia Commons/CEPID NeuroMat, CC BY-SA 4.0

Por Célio Costa

Durante a primeira quinzena do último mês de dezembro, o CEPID NeuroMat promoveu com o apoio do grupo de usuários “Wikimedia no Brasil” três dias de um curso intitulado “Treinamento de Difusão Científica em Web 2.0“, que permitiu a bolsistas ligados ao referido centro de pesquisa e demais pessoas interessadas no tema debater e aprofundar seus conhecimentos em difusão científica no contextos das ferramentas da web 2.0, em especial os projetos Wikimedia.

Para quem ainda têm dúvidas sobre o conceito da web 2.0, trata-se de um termo popularizado a partir do ano de 2004 e que serviu para designar uma segunda geração de comunidades e serviços que havia surgido na Internet, tendo como conceito a “web como plataforma”, envolvendo wikis, redes sociais e blogs, por exemplo. Refere-se, portanto, a uma nova relação dos usuários da rede, que passaram a produzir conteúdos online ao mesmo tempo em que consumiam outros conteúdos.

Voltando ao treinamento, o curso que ocorreu no mês passado contou com nove módulos, distribuídos ao longo de três dias, sendo ministrado nas dependências do NeuroMat. Temas como os pilares que orientam a Wikipédia, as licenças Creative Commons, noções de notoriedade e confiabilidade e o potencial dos projetos Wikimedia como ferramenta para ensino e aprendizagem foram debatidos ao longo das sessões nas quais se subdividiam tais módulos, especialmente durante o primeiro dia.

Além de todas essas questões, outras questões envolvendo comunidade Wikimedia tiveram também seu espaço, com suas especificidades, conflitos e sensibilidades, que tiveram destaque no segundo dia do evento, quando os participantes passaram ainda por tarefas práticas durante as quais puderam por à prova os conteúdos apresentados e fomentar o debate acerca desse e de outros temas correlatos.

Por fim, mas não menos importante, as iniciativas GLAM e outras atividades de outreach foram discriminadas e debatidas, quando os participantes montaram uma série de propostas de atividades que pretendemos executar neste ano de 2017.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s