Treinamento de Difusão Científica em Web 2.0 está disponível na Wikiversidade

tdcweb20_day_03_08
Participantes do Treinamento de Difusão Científica Web 2.0. Créditos: Wikimedia Commons/CEPID NeuroMat, CC BY-SA 4.0

Por Marília Carrera

Nos dias 12, 13 e 15 de dezembro, o Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat) realizou o Treinamento de Difusão Científica em Web 2.0. Agora o curso que contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do grupo de usuários Wikimedia no Brasil está disponível na Wikiversidade, contendo os objetivos, a sequência didática, as atividades práticas e os materiais de cada uma das nove sessões.

É possível acessar a página do Treinamento de Difusão Científica em Web 2.0 na Wikiversidade por meio do link https://pt.wikiversity.org/wiki/Treinamento_em_difus%C3%A3o_cient%C3%ADfica_web_2.0.

O curso recebeu elogios e sugestões dos participantes, basicamente estudantes de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero e de Matemática da Universidade de São Paulo (USP). O curso foi muito bem estruturado e produzido. O curso foi bem estruturado. Talvez acrescentar mais tempo para as atividades práticas. Apresentar mais gráficos com resultados e dados interessantes. Todos são comentários dos estudantes sobre o Treinamento de Difusão Científica em Web 2.0.

Segue um resumo de cada um dos três dias de curso.

DIA 1

O primeiro dia contou com as sessões Apresentação (apresentada pela bolsista FAPESP Marília Carrera, das 10h às 12h), Os Projetos Wikimedia (apresentado pelo bolsista FAPESP David Alves, das 13h às 15h) e Os Cinco Pilares da Wikipédia (apresentada novamente pela bolsista FAPESP Marília Carrera, das 16h às 18h).

DIA 2

O segundo dia contou com as sessões Notoriedade e Confiabilidade (apresentada pelo bolsista FAPESP David Alves, das 10h às 12h), As Licenças Creative Commons (apresentada novamente pelo bolsista FAPESP David Alves, das 13h às 15h) e A Comunidade Wikimedia (apresentada pelo pesquisador do CEPID NeuroMat Célio Costa, das 16h às 18h).

DIA 3

O terceiro dia contou com as sessões Wikipédia como Ferramenta de Ensino (apresentada pela bolsista FAPESP Marília Carrera, das 10h às 12h), Wikipédia como Ferramenta de Estudo (apresentada pelo pesquisador do CEPID NeuroMat Célio Costa, das 13h às 15h) e Editatona, GLAMS, Concursos (apresentada novamente pelo pesquisador do CEPID NeuroMat Célio Costa, das 16h às 18h). Todas as sessões foram divididas em um primeiro momento mais teórico e em um segundo momento mais prático.

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s