CEPID NeuroMat disponibiliza áudios de Média, Mediana e Moda na Wikipédia

Áudios do verbete Média disponíveis no Wikimedia Commons

Por Marília Carrera

Em linha com o projeto de pesquisa Matemática Falada: Audiodescrição de Verbetes de Probabilidade e Estatística na Wikipédia, a equipe de difusão científica do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat) disponibiliza os áudios dos verbetes Média, Mediana e Moda na Wikipédia.

Assim como Lei dos Grandes NúmerosVariável Aleatória e Distribuição de ProbabilidadeMédiaMediana e Moda também foram melhorados a partir de pesquisas e da tradução das versões inglesas (Mean , Median e Mode), revisados pelo professor do Departamento de Estatística do Instituto de Matemática e Estatística (IME) Anatoli Iambartsev e gravados na Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade de São Paulo (USP).

Especialmente Média foi considerado destaque, depois de ser submetido para a votação para artigo bom ou artigo destacado na Wikipédia (os artigos precisam receber pelo menos 07 votos favoráveis em 30 dias para serem considerados destaques).

Para ouvir os áudios de Média, Mediana e Moda basta acessar os artigos e clicar no ícone de caixa de som no canto superior direito da tela. O objetivo do projeto de pesquisa é aprimorar as leituras à medida que avançam os estudos sobre a audiodescrição.

O CEPID NeuroMat disponibilizou anteriormente os áudios de Lei dos Grandes Números, Variável Aleatória e Distribuição de Probabilidade. O próximo verbete a ter o áudio disponibilizado provavelmente será Desvio Padrão.

Deixe um comentário