Wiki Education Foundation — Estudantes podem desenvolver literacia estatística por meio da Wikipédia

Samantha Erikson. Créditos: Wikimedia Commons/CC BY-SA 4.0

Por Samantha Erikson*

Estatísticas parecem conduzir as notícias ultimamente. É um ano de eleição, então as pessoas estão obcecadas pelas votações. Discussões sobre políticas públicas estão sendo conduzidas por pesquisas e análises. Agora mais do que nunca, as pessoas estão pensando e discutindo sobre estatísticas e seu significado.

A Wikipédia atrai milhões de acessos todos os dias. Pesquise alguma coisa na web e você acabará na Wikipédia. Então é crucial que a informação que o público encontre seja confiável, precisa e compreensível.

Infelizmente, as informações estatísticas nem sempre são apresentadas da maneira mais clara na Wikipédia. Quando se trata de compreender estatísticas, geralmente os artigos têm muito espaço para melhorias. Alguns artigos são ótimos: The Monty Hall Problem (Problema de Monty Hall), por exemplo.

Mas e se artigos sobre tópicos importantes de Estatística, como Devaince ou Casual Inference (não existe a versão em português de Devianca e de Inferência Causal) fossem fáceis de entender pelos usuários online?

Neste verão, tenho participado de conferências como Joint Statistics Meeting para ajudar a identificar e a solucionar estas lacunas de informação. Pedimos aos instrutores que solicitassem aos seus alunos que pensassem profundamente sobre seus campos de estudos e, em seguida, fizessem uma mudanças na forma como os outros acessam esta informação. Em outras palavras, os estudantes podem ajudar a simplificar a linguagem complexa e trazer uma compreensão mais ampla das estatísticas ao público.

Alguns instrutores levantaram preocupações sobre se os alunos poderiam criar este tipo de conteúdo de alta qualidade. Mas quando mencionei a ajuda dos nossos especialistas de conteúdo, nossos treinamentos online e nossa abordagem para escrever para a Wikipédia (incluindo nossos cronogramas de cursos recém atualizados), eles enxergaram possibilidades.

Convenientemente, Milo Schield, de Augsburg College, quer que seus alunos trabalhem juntos para atualizar o artigo da Wikipédia Statistical Literacy (Literácia Estatística). Enquanto a página tem algumas boas informações e aborda complicações no uso de estatísticas na publicidade, Dr. Schield viu maneiras de seus alunos expadirem o artigo. Com mais seções, boas citações e uma visão clara, esta página poderia se tornar uma ótima fonte para pessoas que querem aprender mais sobre estatísticas.

Nosso trabalho na Joint Statistics Meeting é apenas um passo em nosso ano da ciência — uma iniciativa de um ano de duração para melhorar a forma como os alunos pensam e acessam o conhecimento científico. Comunicando o que sabem, editores estudantes pensam em como compartilhar o seu trabalho com o mundo. Mas eles também pensarão profundamente sobre como avaliar as informações que encontram online. Ao longo do caminho, milhões de leitores têm acesso ao recurso de conhecimento aberto mais lido do mundo: a Wikipédia.

Você é um instrutor norte—americano ou canadense que trabalha com estatísticas no ensino superior? Você quer trabalhar com seus alunos para ajudar a melhorar a Wikipédia? Confira mais informações aqui para saber mais ou contate—nos em contact@wikiedu.org. Espero receber o contato de vocês em breve!

*Samantha Erickson é Gerente de Atendimento da Wiki Education Foundation. O texto Students Can Develop Statistical Literacy Through Wikipedia foi publicado em 21 de setembro de 2016 no blog da Wiki Education Foundation.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s