GIF produzido pelo CEPID NeuroMat é eleito mídia do dia pela Wikipédia

galveslocherbach_-_low_resolution
GIF do Modelo de Galves-Löcherbach. Créditos: Wikimedia Commons/CC BY-SA 4.0

Por Eder Porto

O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID Neuromat) vem produzindo GIFS animados e imagens dos diversos modelos citados no verbete Modelos de Disparos Neuronais. Até hoje foram carregados dois gifs com versões autoexecutáveis (em menor resolução) e em maiores resoluções: Modelo de Izhikevich e Modelo de Galves-Löcherbach, este último tendo sido eleito mídia do dia em 23 de novembro de 2016. Os demais modelos, descritos no verbete Modelo de disparos neuronais, estão em fase de produção e validação.

O GIF destacado no Wikimedia Commons, produzido a partir de dados simulados dentro do CEPID NeuroMat é um gráfico 3D rotatório que representa os disparos neuronais segundo o modelo de Galves-Löcherbach em uma rede neural com 4000 neurônios inibitórios e excitatórios dispostos em 4 camadas em 180 intervalos de tempo. A leitura e plotagem foi feita através do MATLAB e retoques na velocidade de animação e recorte de espaços desnecessários foram feitos no Photoshop.

Os dados estavam dentro de um arquivo .dat, dispostos em duas colunas: A primeira coluna contendo em cada linha a identificação numérica do neurônio que disparava e a segunda coluna contendo o momento em que esse neurônio disparava. O algoritmo lia esses dados e plotava um frame a cada instante de tempo da tabela até um tempo determinado. O arquivo destacado é autoexecutável e conta com 180 frames por conta de limitações técnicas da plataforma, mas tem versões com 360 e 1000 frames, este último lendo e plotando todas as 201147 linhas do arquivo .dat.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s