Wiki Education Foundation — Compartilhando ciência e preparando os alunos para carreiras na Allied Genetics Conference

jami_mathewson_staff_pic-1
Kami Mathewson. Créditos: Wikimedia Commons/CC BY-SA 4.0

Por Jami Mathewson*

Quando uma pessoa pensa sobre genética, ela está frequentemente interessada em como o estudo de genes se aplica a ela, a sua família ou a sua comunidade. De quem herdou uma determinada característica? Uma mutação genética levou à condição médica da avó? Como sua composição genética informa sobre sua ascendência? As pessoas que procuram um melhor contexto para o funcionamento dos genes podem muitas vezes encontrar respostas na Wikipédia.

Na Allied Genetics Conference em Orlando, na Flórida, biólogos, geneticistas e estudantes me falaram sobre suas pesquisas e como a Wikipédia se encaixa na sala de aula. Os instrutores atribuem seus alunos para editar a Wikipédia, porque eles se preocupam com:
a) o acesso do público à pesquisa científica confiável, atual, compreensível;
b) os alunos fazendo atribuições do mundo real que constroem habilidades transferíveis como pesquisar e escrever.

Impulsionar a compreensão pública da ciência

Estamos orgulhosos de dizer que os alunos em salas de aula de ensino superior estão dirigindo muito desse novo conteúdo científico. No final do primeiro mandato do nosso “Ano da Ciência”, 6% de todo o conteúdo científico novo da Wikipédia veio de alunos vinculados ao programa. Essa é uma contribuição incrível para a consciência pública da ciência!

Para a maioria das pessoas que buscam de forma online ampliar sua compreensão de tópicos de ciência, isso significa que a informação que eles encontram tende a ser mais confiável e mais completa. Isso significa menos conhecimento escondido atrás de paywalls, e mais informações cuidadosamente apresentadas ao público.

Criação de competências transferíveis

Os cientistas da conferência me disseram que gostaram de como a Wikipédia estava sempre evoluindo. A avaliação de diferentes versões de artigos da Wikipédia pode ilustrar que a ciência é iterativa. Os cientistas constroem o trabalho dos que vieram antes deles – assim como os Wikipedistas.

Quando um estudante trabalha para melhorar um artigo da Wikipédia, ou mesmo para construir um novo, é o começo de um projeto longo onde serão exigidas suas habilidades críticas de pensamento, de leitura, e de escrita. Eles têm que pesar as informações que veem, e se ele mantém até o escrutínio do que eles sabem. Para desafiá-lo, eles têm que recorrer aos recursos de sua universidade. Eles compilam uma bibliografia de fontes confiáveis, e fazem contribuições em suas próprias palavras.

Essas são habilidades que ajudam os alunos, seja em suas futuras carreiras acadêmicas, ou no mercado de trabalho.

O Ano da Ciência

O Ano da Ciência está em sua segunda metade, e ainda estamos trabalhando com novos cursos em genética entre outros. Se você estiver interessado em aplicar as habilidades de escrita e pensamento crítico de seus alunos a um projeto global de aprendizagem de serviços, gostaríamos muito de ouvir de você. Oferecemos ferramentas, suporte de pessoal e treinamentos on-line para você e seus alunos. Nós temos mesmo um guia dirigido especificamente aos estudantes que escrevem artigos da Wikipédia sobre genes e proteínas. Cuidamos do lado da Wikipédia e deixamos que você se concentre no material que você conhece melhor. Entre em contato: contact@wikiedu.org.

*Jami Mathewson é Gerente de Parcerias Educaionais da Wiki Education Foundation. O texto Sharing science and preparing students for careers at the Allied Genetics Conference foi publicado em 08 de setembro de 2016 no blog da Wiki Education Foundation.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s