Wiki Education Foundation — Wikipedia, uma viagem de campo para a esfera pública

Eryk Salvaggio
Eryk Salvaggio. Créditos: Wikimedia Commons/CC BY-SA 4.0

Por Eryk Salvaggio*

Temos falado durante todo o ano sobre como a Wikipédia é uma plataforma para a comunicação pública da ciência. Editores estudantes contribuíram com cerca de 2.500 artigos de ciência para a Wikipédia até agora neste ano. Esses artigos foram vistos mais de 80 milhões de vezes.

A maioria desses estudantes está pesquisando temas científicos e contribuindo para os artigos sobre esses tópicos. O curso de Kathryn Grafton, na Universidade Britânica de Colúmbia, está fazendo algo um pouco diferente.

Os alunos desse curso estão olhando para a cobertura da Wikipédia de ciência, e avaliando os pontos fortes e fracos dos próprios artigos. Esta verificação é para saber como a Wikipédia se encaixa na mobilização do conhecimento: Ou seja, como a pesquisa pode passar da academia e ir para a esfera pública.

Os alunos examinaram artigos de ciências a partir de uma variedade de perspectivas. E então, eles propuseram mudanças que abordariam suas preocupações. Teoria, conheça a prática!

Um grupo de estudantes examinou o artigo da Wikipédia sobre as chamadas TED Talks, ou seja, as palestras do TED, observando que houve críticas muito limitadas ao seu impacto, ou o que muitos estudiosos veem como uma simplificação excessiva de questões complicadas em prol do conteúdo inspirador. Outro analisou a super-representação de acadêmicos ocidentais como porteiros de conhecimento, até mesmo conhecimento sobre culturas não ocidentais.

Porque o conhecimento apresentado na Wikipédia é o resultado de discussões e conversas baseadas no acúmulo da história publicada, é um modelo do discurso que está ocorrendo e aconteceu. De certa forma, isso é uma inspiração. Mas também é profundamente problemático, adotando as lacunas e ausências já presentes na publicação acadêmica.

Uma um projeto como esse, que utiliza a Wikipédia no âmbito educacional é uma viagem de campo para a esfera pública. Num trabalho de final de curso, os alunos podem empregar seu tempo escrevendo e desenvolvendo críticas de poder e representação na comunicação de conhecimento. Mas eles são removidos do próprio discurso. Com um projeto educacional relacionado à Wikipédia, eles podem ir um passo adiante, e envolver essas críticas em formas significativas e influentes.

Identificar lacunas no conhecimento é uma habilidade que os alunos podem aprender. Mas atribuições como estas mostram quão poderosa pode ser uma atribuição de Wikipédia na identificação não apenas das lacunas, mas a crítica da construção do conhecimento em geral. Ele levanta questões não apenas sobre como o conhecimento é apresentado na Wikipédia, mas como o conhecimento da Wikipédia reflete falhas e ausências mais amplas na documentação de ideias.

São esses tipos de perguntas que inspiraram nosso manual para instrutores, teorias: Wikipédia e produção de conhecimento. O manual compartilha quatro exemplos de cursos que incentivam os alunos a avaliarem criticamente o papel da Wikipédia na disseminação do conhecimento. Ele vem com esboços de atribuições de curso, listas de leitura recomendadas e perguntas de discussão de curso.

A Wikipédia pode ser vista como uma história da academia em miniatura. Apresentar os alunos os seus limites e como esses limites refletem preocupações mais amplas na diversidade ao longo da história da academia, é uma poderosa experiência de aprendizado.

Se você gostaria de mais informações sobre a criação de uma viagem de campo para a esfera pública, gostaríamos de ajudar. Entre em contato conosco: contact@wikiedu.org

*Eryk Salvaggio é Gerente de Comunicação da Wiki Education Foundation. O texto Wikipedia: A Field Trip to the Public Sphere foi publicado em 07 de novembro de 2016 no blog da Wiki Education Foundation.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s