CEPID NeuroMat disponibiliza áudios de desvio padrão e histograma na Wikipédia

Créditos: Wikimedia Commons/CC BY-SA 4.0

Por Marília Carrera

Em linha com o projeto de pesquisa Matemática Falada: Audiodescrição de Verbetes de Probabilidade e Estatística na Wikipédia, a equipe de difusão científica do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat) disponibiliza os áudios dos verbetes Desvio Padrão e Histograma na Wikipédia.

Desvio padrão foi melhorado a partir da tradução das versões inglesa (Standard Deviation) e francesa (Écart Type) e Histograma foi melhorado a partir da tradução da versões inglesa (Histogram). Em seguida, tanto Desvio Padrão quanto Histograma foram revisados pelo professor do Departamento de Estatística do Instituto de Matemática e Estatística (IME) Anatoli Iambartsev e gravados na Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade de São Paulo (USP).

Especialmente para Desvio Padrão, a equipe de difusão científica do CEPID NeuroMat produziu GIFs que ilustram regiões de probabilidade dos intervalos da desigualdade de Chebyschev para distribuições simétricas, distribuições assimétricas positivas e distribuições assimétricas negativas. os verbetes serão submetidos para a votação para artigo bom ou de destacaque na Wikipédia, precisando receber pelo menos 07 votos favoráveis em 30 dias para serem considerados artigos de destaque.

Para ouvir os áudios de Desvio Padrão e Histograma basta acessar os artigos e clicar no ícone de caixa de som no canto superior direito da tela. O objetivo do projeto de pesquisa é aprimorar as leituras à medida que avançam os estudos sobre a audiodescrição. O CEPID NeuroMat disponibilizou anteriormente os áudios de lei dos grandes números, variável aleatória, distribuição de probabilidade, média, mediana e moda.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s