Processo de construção do portal de Probabilidade e Estatística na Wikipédia

M
Créditos: Wikimedia Commons/CC BY-SA 4.

Por Eder Porto

No começo de dezembro de 2016 deu–se início à construção do portal de Probabilidade e Estatística na Wikipédia lusófona. Começado como uma tradução do equivalente em francês Probabilités et Statistiques, o portal foi ganhando forma ao ser acrescido do conteúdo produzido e melhorado dentro do escopo das atividades do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat).

O portal conta com nove caixas de conteúdo:

  • A primeira é a introdução, padrão e fixa. Logo abaixo desta caixa, há uma ligação para purgar a página e mostrar novos conteúdos.
  • Três delas (artigo em destaque, imagem em destaque e biografia destacada) exibem aleatoriamente um conteúdo, conforme o cache da página. Todos os artigos exibidos são artigos destacados pela comunidade.
  • Duas delas (projetos relacionados e categorias) têm um formato padrão e fixo, que só fazem sentido serem mudadas de houver algum outro projeto semelhante ou uma nova organização de categorias.
  • A seção como ajudar? é padrão em muitos portais e exibe ligações para categorias e listas de artigos pedidos, a serem melhorados ou revisados.
    A seção sabia que… conta com pequenos fatos curiosos sobre o tema.
  • A seção artigos audíveis reúne uma lista com os artigos que contam com versão narrada pelo CEPID NeuroMat, fazendo ligação para o projeto Wikipédia Falada, sendo o único item que não tem correspondente nos portais de probabilidade e estatística de outras línguas. Isto torna o portal de Probabilidade e Estatística na Wikipédia lusófona pioneiro.

Toda a estrutura do portal é baseada em cabeçalho mais conteúdo. Todos os códigos estão organizados e indentados e os conteúdos estão dentro de subpáginas, para preservar a leitura do código caso haja a necessidade de mudança futura. Assim como muitas atividades dentro do escopo do CEPID NeuroMat, o portal está passando por processo de votação da comunidade para destaque. Você pode acompanhar a votação por aqui.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s