Fundação Wikimedia — O conhecimento não conhece fronteiras

Katherine Maher
Katherine Maher. Créditos: Wikimedia Commons/CC BY-SA 4.0

Por Katherine Maher*

Na Fundação Wikimedia, nossa missão nasceu de crença que qualquer pessoa em qualquer lugar tem alguma coisa para contribuir com o conhecimento compartilhado. Nós acreditamos em um mundo que encoraja e protege a troca aberta de ideias e informação, comunidades e culturas, em que pessoas de todos os países, idiomas e culturas podem colaborar livremente sem restrições e em que a cooperação internacional leva ao conhecimento comum.

A ordem executiva da nova ordem administrativa dos Estados unidos sobre imigração é uma afronta a esta visão. Isto impede os esforços de nossos colegas e comunidades que trabalham juntos ao redor do mundo Conhepara produzir conhecimento aberto e compartilhado acessíveis a todos. Quando nossa capacidade de nos unirmos através das fronteiras é restringida, o mundo fica mais pobre.

O conhecimento não conhece fronteiras. Nossa sabedoria coletiva tem sido construída por meio da troca de ideias, a partir do nosso primeiro conhecimento de navegação dos mares até nossa contínua exploração dos céus. Quando uma sociedade tem tropeçado e caído na ignorância, outros têm preservado registros e arquivos para construir sobre eles. Durante a idade das trevas na Europa, escolas de Baghdad mantiveram vivos os escritos dos filósofos gregos. Estes estudos meticulosos, juntamente com as descobertas dos matemáticos persas e árabes, ajudaram a desencadear a renascença intelectual na Europa.

A Wikipédia é um exemplo do que é possível quando as fronteiras não escondem a troca de ideias. Hoje a Wikipédia contém mais de 40 milhões de artigos em aproximadamente 300 idiomas. It is built one person at a time, across continent and language. Ela é construída por meio da colaboração individual ou comunitária, em reuniões de pessoas comuns de todo o mundo. Estes esforços colaborativos servem centenas de milhares de pessoas todos os meses, oferencendo oportunidade e educação para todos.

A Fundação Wikimedia está sediada nos Estados Unidos, onde há liberdades únicas que são essenciais para apoiar os projetos Wikimedia. Porém, a nossa missão é global. Nós apoiamos comunidades e projetos de todo canto do globo. Nossa equipe e os membros das comunidades precisam ser capazes de mover–se livremente para apoiar este movimento global e estimular o compartilhamento de ideias e de conhecimento, independente do seu país de origem.

Nós recomendamos fortemente que a administração dos Estados Unidos retirem a recente ordem executiva restringindo a viagem e a imigração de certas nações e fechando as portas para muitos refugiados. Isto ameaça nossa liberdade de investigar e de trocar e infringe os direitos fundamentais de nossos colegas, nossas comunidades e nossas famílias.

Embora nossas memórias individuais possam ser curtas, o arco da história é longo e desenrola–se em uma contínua e progressiva abertura. Na Fundação Wikimedia, continuaremos a lutar por nossos valores de discurso aberto e cooperação internacional. Damos às mãos a todos que lutem também.

*Katherine Maher é diretora executiva da  Fundação Wikimedia. O texto Knowledge knows no boundaries  foi originalmente publicado em 30 de janeiro de 2017 no blog da Fundação Wikimedia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s