TED-Ed: animações para transmitir conhecimento

van gogh.jpg
Animação: A inesperada matemática por trás da Noite Estrelada de Van Gogh (crédito: reprodução/TED-Ed)

Por Giulia Ebohon

A imagem é capaz de, por si só, fomentar a busca pelo saber? O Ted-Ed manuseia essa questão com praticidade e apresenta, entre outras ferramentas, uma série de animações que têm como o objetivo transmitir de uma forma acessível conhecimento para o mundo.
 Buscando estimular o envolvimento de professores e alunos com um material de aprendizado sobre temas diversos, a plataforma criada em 2012 possui uma biblioteca de vídeos animados originais, que contam com a colaboração de especialistas das mais variadas áreas de conhecimento. Além disso, possui um espaço para educadores desenvolverem lições interativas que podem ser utilizadas em sala de aula.

A matemática por trás das turbulências retratadas nos quadros de Van Gogh; a história do animal mais resistente do planeta; as características que definem um poema; são algumas das animações desenvolvida por cientistas, jornalistas, animadores, historiadores, biólogos que colaboram com a plataforma.

No caso do vídeo: The unexpected math behind Van Gogh’S Starry Night (A inesperada matemática por trás da Noite Estrelada de Van Gogh); as ilustrações contam de maneira didática a relação entre a arte do famoso pintor e a matemática, acompanhadas apenas pela voz de um interlocutor que, também expõe detalhes sobre a pesquisa.

Assista ao vídeo:

As curtas produções colocam em prática outra maneira de transmitir conhecimento, utilizando recursos visuais e digitais como instrumento em detrimento de elementos textuais, comumente utilizados para materiais didáticos e para difusão de informações.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s