A complexidade da imagem no cinema é tema de entrevista com Josep Català

Josep Maria Català, professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Autônoma de Barcelona, é responsável por extensas pesquisas nas áreas da cultura visual e dos estudos da imagem. Sua contribuição é carregada de interrogações sobre as imagens nos dias atuais, e aponta para o surgimento de formas de representações fluidas, híbridas e complexas que se adequam as conexões e interatividade comuns na contemporaneidade.

Conceitos como transparência, opacidade, conexão, interfaces e hibridação constroem estudos que mergulham na forma como ocorre a utilização e interação com imagens que, dotadas de complexidade, podem cumprir uma função epistemológica e didática, sem deixar de lado sua subjetividade e apelo estético.

Em uma entrevista à Gabriela Machado Ramos de Almeida e Jamer Guterres de Mello, dois doutorandos do Programa de pós-graduação em Comunicação e Informação da UFRGS, Català  discorre sobre os deslocamentos e processos de ressignificação conduzidos pela arte contemporânea e pelo cinema, considerando a complexidade presente na construção cinematográfica e na relação do espectador com a imagem.

Nesse sentido, o professor salienta em uma das suas respostas que acredita que todas as imagens na verdade são complexa, ou seja, dotadas de profundidade e capazes de abrigar inúmeras mensagens e conexões. O que ocorre, segundo o pesquisador, é que existem determinados dispositivos que, unido a um determinado espectador, contribui para que não se olhe de fato a imagem, mas sim a realidade que está por trás dela. Desse modo, muitos detalhes são ignorados, mas a imagem em si expressa muita coisa.

“Se olharmos qualquer pintura clássica simplesmente como um retrato ou paisagem, na realidade não estaremos vendo a imagem, mas a referência desta imagem. Mas se contemplarmos cuidadosamente estas imagens, encontraremos detalhes, encontraremos relações dentro das imagens que fazem com que elas sejam complexas”.

* texto elaborado com base na entrevista disponível na íntegra aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s