Caminhos da difusão científica: a experiência do Nexo Acadêmico

Captura de Tela 2017-04-26 às 11.51.20
Página inicial da editoria “Nexo Acadêmico”

Por Karolina Bergamo

O jornalismo vive um momento de grandes transformações (que geralmente vêm acompanhadas de grande instabilidade). Veículos encerram atividades, enquanto outros surgem – todos, em certa medida, vivendo em busca de modelos que se adaptem às novas mídias.

Em meio a esse cenário, em novembro de 2015, nasceu o Nexo, um jornal digital que se dispõe a enfrentar essa avalanche informacional vivenciada na internet, um dos fatores que tem abalado as estruturas dos modelos de negócio midiáticos.

O principal diferencial (e ponto positivo) do Nexo, a meu ver, é que não está preocupado em “dar a notícia”, já que hoje em dia, com nosso celular em mãos, somos todos potenciais produtores de furos jornalísticos. A preocupação está em contextualizar a notícia que já está circulando (muitas vezes viralizando) por aí.

Segundo a definição do próprio veículo,

Nexo é um jornal digital para quem busca explicações precisas e interpretações equilibradas sobre os principais fatos do Brasil e do mundo. Nosso compromisso é oferecer aos leitores informações contextualizadas, com uma abordagem original. Para o Nexo, apresentar temas relevantes de forma clara, plural e independente é essencial para qualificar o debate público.

E nesse pouco tempo de existência, já deu para perceber que o jornal se sai muito bem no quesito “abordagem original”, já que o uso de ferramentas interativas e multimídias faz parte do cotidiano da publicação.

Gráficos, podcasts, vídeos, testes e vários outros recursos são incorporados na rotina de forma natural, e protagonista – artifícios que a maioria dos veículos da imprensa tradicional ainda não conseguiu incorporar.

E dentre essas inovações, vale destacar a criação de uma editoria chamada Nexo Acadêmico para contribuir com a difusão de conteúdo científico para o público em geral.

De acordo com a descrição do próprio jornal,

O ‘NEXO ACADÊMICO’ É UM ESPAÇO QUE TEM COMO OBJETIVO PUBLICAR TRABALHOS DE PESQUISA CIENTÍFICA PARA UM PÚBLICO MAIS AMPLO.

Existem várias publicações voltadas à difusão de conteúdo científico e tantas outras especializadas em jornalismo científico. Mas, o formato escolhido pelo Nexo jornal chama a atenção e merece destaque. Veja uma lista com 3 motivos a seguir.

1- Formato fixo. As mesmas perguntas são respondidas para todos os artigos. Chega até a ser didático. Ótimo para incentivar a aproximação e o envolvimento do público com os temas.

Captura de Tela 2017-04-26 às 14.45.37

2- Links e informações precisas que levam ao artigo/tese/dissertação/paper original. Isso facilita o contato das pessoas com conteúdo acadêmico e científico em seu estado natural.

Captura de Tela 2017-04-26 às 14.46.32

3- Tudo é escrito pelos próprios autores e autoras dos artigos científicos. Ninguém melhor que o próprio autor ou autora para conhecer os detalhes de sua produção. E a iniciativa ainda estimula que os próprios pesquisadores entrem em contato com o jornal, por meio de um formulário online, para publicarem seus trabalhos lá.

A redação apenas recebe o material e edita o texto. Quem escreve mesmo são os próprios cientistas. E os benefícios disso vão além da propagação de conteúdo para um público amplo, já que a prática também estimula a conscientização dos próprios pesquisadores sobre a importância da difusão científica.

Aqui no CEPID Neuromat, a equipe de difusão trabalha tanto na produção de conteúdo científico, quanto na disseminação desse conteúdo.

Decerto, a experiência do Nexo Acadêmico nos chama atenção para pensar em inovações de formato e em possíveis caminhos a serem seguidos na área.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s