Projeto do NeuroMat segue com criação e melhoria de verbetes na Wikipédia

Por Wilson Vicentim

wilson

Olá! Meu nome é Wilson e sou jornalista graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Acabo de me integrar à equipe de comunicação do NeuroMat. Desde o início de minhas atividades aqui, tenho contribuído para Iniciativa Wikipédia deste CEPID, uma tarefa que me enche de satisfação.

Desde 2006, sou um leitor assíduo da “enciclopédia livre”, que certamente desempenhou um papel fundamental na minha formação tanto pessoal, como profissional e, em 2010, fiz minha primeira melhoria de conteúdo, ainda como editor anônimo. Se já me encantava com a ideia de ler um verbete criado por alguém a milhares de quilômetros de minha casa, você pode imaginar como se sinto diante do fato de que uma pessoa em qualquer lugar do mundo pode acessar uma página que criei ou melhorei em língua portuguesa.

No projeto “Neuromatemática na Wikipédia: criação e melhoria de conteúdo em plataformas web 2.0″, dou sequência a jornada, iniciada em abril de 2016, de introdução e aprimoramento de informações sobre este ramo da matemática e áreas afins na Wikipédia em português. Tenho como objetivos práticos e teóricos:

– A criação de, no mínimo, um verbete semanalmente sobre questões-chave da Neuromatemática ou temas conexos;

– O aprimoramento de, no mínimo, um verbete semanalmente sobre questões-chave da Neuromatemática ou temas conexos;

– O monitoramento mensal do impacto das ações conduzidas com o objetivo de aperfeiçoar a repercussão destas atividades;

– A inserção no repositório aberto Wikimedia Commons de, no mínimo, vinte documentos multimídia por mês, novos ou já presentes no arquivo NeuroMat;

– A publicação de um artigo sobre as atividades do CEPID NeuroMat referentes à difusão via tecnologia 2.0 em veículos de comunicação, como o portal A Rede Educa ou o boletim da Wikimedia Foundation;

– A produção de, no mínimo, uma postagem semanalmente neste blog sobre as atividades desenvolvidas nesta área pelo CEPID em questão;

– A produção de um estudo acadêmico sobre a relação entre a cultura matemática de um país e a qualidade das contribuições de seus habitantes a verbetes da disciplina na Wikipédia;

– A produção de um relato sobre a experiência e uma problematização referente à difusão científica na Wikipédia;

– A apresentação em seminário de pesquisa das versões iniciais dos artigos a serem submetidos;

– A intensificação de minha formação em difusão de ciência.

A cada dia, aprendo lições sobre as ferramentas wiki e as intersecções entre matemática e neurociência. Dentre elas, vale citar que 1) ampliar e melhorar a Wikipédia é muito mais fácil do que parece; 2) assim como é possível e benéfico aprender ensinando, uma ótima forma de saber mais sobre um assunto é falando sobre ele em plataformas wiki; 3) ainda há muito o que fazer no que se refere à neuromatemática, dadas sua visível importância e a relativa escassez de informações em português sobre áreas afins, como matemática estocástica e neuroanatomia.

Até agora, estive concentrado na criação de páginas relativas à primeira destas áreas, tendo traduzido para o português verbetes como “Propriedade de Markov”, “Espaço de Wiener” e “Processo de Cauchy”, e melhorado outros como “Fila M/M/1” e “Processo de Wiener” a partir de conteúdos presentes na versão anglófona. A partir de agora, passarei também a contribuir frequentemente com este blog, além de me dedicar com a mesma intensidade aos objetivos teóricos acima citados.

Deixe um comentário

