Fla-Flu no Cérebro, uma conversa com Antonio Galves

_DSC0030
(crédito:arquivo pessoal)

Por Giulia Ebohon

O artigo acadêmico Fla-Flu no Cérebro, escrito por Antonio Galves, deu início à parte prática da pesquisa Neuromatemática Representada, sendo utilizado como base para o primeiro vídeo que se propõe a utilizar imagens para a transmissão do saber científico.

Uma das primeiras etapas para o desenvolvimento do vídeo foi a construção de um roteiro que determinaria quais partes do artigo seriam utilizadas e quais deveriam ser ditas de outra forma. Para isso, foi essencial compreender o que o artigo estava propondo e foi justamente nesse ponto que contei com a ajuda do próprio autor para elucidar dúvidas e ouvir sugestões.

Além de autor da pesquisa, Antonio Galves é professor no IME (Instituto de Matemática e Estatística) da Universidade de São Paulo e coordenador do Cepid NeuroMat, um centro de pesquisa científica que utiliza a matemática como ferramenta para desenvolver uma nova teoria do cérebro, chamada de neuromatemática.

Sem domínio sobre o conteúdo, pude compreender de forma mais palpável alguns conceitos a partir das explicações dadas pelo professor. Assim, pude inclusive substituir algumas expressões por termos mais acessíveis no áudio final da gravação, sem o receio de comprometer a mensagem.

O diálogo com Antonio Galves foi essencial para que pudéssemos formular um roteiro que não subtraísse os pontos essenciais do artigo e que ao mesmo tempo desse conta de transmitir uma mensagem num curto espaço de tempo e num formato completamente distinto do artigo.

Mais do que isso, seguindo a sugestão do pesquisador, busquei re-ler o artigo e tentar contá-lo com as minhas palavras; manuseá-lo com as ferramentas que me foram dadas após a conversa e que tornaram mais evidentes o caminho que gostaria de traçar para a realização do vídeo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s