Confira as TEDTalks do “matemágico” Arthur Benjamin

800px-Arthur_Benjamin_Washington_2009
Arthur Benjamin. Créditos: AllenS / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0
Por Célio Costa Filho
Muitas pessoas consideram a matemática uma matéria difícil e complicada de se aprender e, nesse contexto, a internet e o ambiente virtual oferecem diversas ferramentas que podem atenuar ou até mesmo reverter essa percepção comum. Uma dessas ferramentas consiste nas chamadas TEDTalks. Mas afinal, o que são elas e o que é TED?

TED é uma organização sem fins lucrativos com mais de 25 anos de história dedicada ao lema “ideias que merecem ser compartilhadas”. Em uma conferência TED, pessoas de todo o mundo (em geral pensadores, professores, especialistas etc.) são convidadas a dar a melhor palestra de suas vidas em 18 minutos ou menos. O TED também conta com um site (TED.com), no qual outros modelos de palestras também são oferecidas, como as TEDTalks, que são adicionadas diariamente ao site.
Assim, recomendamos neste post do “Traço de Ciência” um pequeno conjunto de TEDTalks que lidam diretamente com o tema educação matemática. Tratam-se das TEDTalks de Arthur Benjamin, que é professor de matemática no Harvey Mudd College, mas que tem como uma de suas outras facetas seu trabalho como “matemágico”.
Arthur busca através da “matemágica” ensinar matemática e agilidade mental de maneiras interessantes, seguindo os passos de Martin Gardner, escritor de matemática recreacional e literatura de divulgação científica e matemática, mas com interesses que englobavam, ilusionismo e literatura, em especial os trabalhos de Lewis Carroll e G. K. Chesterton.
A matemática pode ser eventualmente um assunto difícil e desconcertante para muitos, mas Arthur parece ser capaz de desconstruir essa imagem negativa ao transformar matemática em “magia”. Assista a algumas das TEDTalks que Arthur proferiu nos últimos anos: https://www.ted.com/speakers/arthur_benjamin
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s