Fla-Flu no Cérebro: microfone, gravador, ação!

_DSC0018
(crédito: arquivo pessoal)

Por Giulia Ebohon

Seguindo a ordem de etapas realizadas para a construção do primeiro vídeo da pesquisa Neuromatemática Representada*, a gravação do áudio foi o último passo de produção do vídeo antes da edição. Apenas um microfone e um gravador foram necessários para a gravação, porém, um ambiente silencioso foi determinante para a qualidade do áudio.

Novamente utilizei estúdio – já usado nas filmagens – para essa parte da produção, especialmente em função da sua estrutura acústica. Ainda assim, foi necessário repetir a gravação algumas vezes, por causa de sons que insistiram em aparecer.

O processo de gravação do áudio exigiu, sobretudo, paciência. A clareza na entonação das palavras foi uma grande preocupação que, muitas vezes, atrapalhou na leitura do roteiro, já que eu prestava mais atenção no modo como estava articulando as palavras, do que no conteúdo que estava lendo.

Por ser uma etapa que pede apenas leitura, tive a impressão de que os áudios sempre poderiam ficar melhor, o que contribuiu para que gravasse cerca de vinte vezes a mesma passagem, até reconhecer que não há um modelo ideal.

Para além disso, é interessante perceber como um texto soa diferente quando o lemos alto. Justamente por notar palavras que não encaixavam juntas, ou frases muito longas, no decorrer da gravação ajustei o roteiro conforme escutava o que estava dizendo.

Utilizamos um Ipad como gravador, com um aplicativo ideal para gravação, chamado Garage Band. O processo de gravar, salvar e passar para o computador foi bastante simples e intuitivo. Foi como transferir um arquivo do celular para o PC.

*Relatei anteriormente os primeiros passos de execução da Neuromatemática Representada. Uma pesquisa que busca investigar como a imagem por si só pode transmitir conhecimento científico. Iniciando o caminho prático do estudo,  o artigo Fla-Flu no Cérebro, assinado pelo diretor do CEPID NeuroMat, Antonio Galves, serviu como referência para a criação do primeiro vídeo e teve o valioso papel de me revelar as reais dificuldades em produzir e editar um projeto audio-visual.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s