Ciência e imagem se juntam no primeiro vídeo da pesquisa Neuromatemática Representada

Screen Shot 2017-06-08 at 11.04.07 AM
Trabalho final do vídeo baseado na pesquisa Fla-Flu no cérebro (crédito: arquivo pessoal)

Por Giulia Ebohon

Uma série de desafios e descobertas compuseram o processo de criação do primeiro vídeo da pesquisa Neuromatemática Representada. Após diversas etapas, o vídeo foi concluído e recentemente divulgado no site do NeuroMat.

O trabalho traz ilustrações baseadas no artigo acadêmico Fla-Flu no Cérebro, de Antonio Galves, que aborda as dificuldades que cientistas encontram ao tentarem entender o comportamento dos neurônios e a busca pela resposta por meio da neuromatemática.

A abundância de elementos visuais existe no projeto com o objetivo de representar o saber científico por meio de outra linguagem, que priorize as imagens em detrimento ao texto. Além disso,  essa parte prática da pesquisa tem o intuito de manusear o conceito de Imagem Complexa, de Josep Català, ao buscar maneiras de ultrapassar o papel mimético muitas vezes atribuído às imagens.

A produção do vídeo, como foi descrita em outros artigos publicados no Traço de Ciência, demorou cerca de quatro semanas, levando em conta a criação do roteiro, ilustração, filmagem, gravação de voz e edição. Cada etapa foi essencial para apreender noções sobre a técnica time lapse, e para perceber como o texto é uma zona confortável para a transmissão do saber e, ao mesmo tempo, como as imagens podem ser tão eficientes nessa mesma missão.

Assista:

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s