A experiência de atuar junto ao CEPID NeuroMat e ao MAV (Museu de Anatomia Veterinária)

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Treinamento em Difusão Científica em Web 2.0 realizado no CEPID NeuroMat (crédito: wikimedia Commons)

 

Por Lucas Nascimento 

Sou Lucas Nascimento, aluno de licenciatura em matemática no IME/USP.  Contribuo com os trabalhos realizados pela equipe de difusão do CEPID NeuroMat e participo mais ativamente do GLAM, uma parceria desenvolvida entre o NeuroMat e o MAV (Museu de Anatomia Veterinária) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP.

O principal objetivo desta parceria é licenciar abertamente imagens do acervo do museu e disponibilizá-las na plataforma Wikimedia, para que dessa forma as imagens estejam em domínio público e possam ser utilizadas livremente pela comunidade.

Dentre as minhas atividades estão: revisar, nomear e inserir as imagens selecionadas na planilha de metadados, para que possa ser feito o carregamento destes arquivos no Commons. O carregamento no Commons sempre exige total atenção, pois é necessário escolher a licença que possibilite o uso livre dos arquivos, também é preciso observar cuidadosamente a descrição das imagens e perceber em quais categorias elas pertencem.

As imagens que são consideradas de valor em suas categorias são indicadas para o Valued Image, onde podem ser premiadas conforme a avaliação dos usuários do Commons. O principal desafio em indicar uma imagem é o de escrever um escopo que justifique o valor enciclopédico do arquivo e para isso algumas vezes é preciso ter domínio sobre áreas da biologia.

Após as imagens estarem disponíveis no Commons é feito um trabalho de pesquisa onde se pretende inserir estes arquivos em verbetes da Wikipédia, de tal forma que possam contribuir com a construção e difusão do conhecimento.

Este trabalho é feito em verbetes lusófonos e ingleses, mas também inserimos estas imagens em verbetes de outras línguas e é neste momento, tendo contato com milhares de usuários, que construímos o conhecimento, pois alguns usuários da Wikipédia são por vezes alunos ou professores de biologia e, muitas vezes, fazem sugestões e críticas que melhoram a maneira como podemos difundir o acervo do museu.

Da mesma forma, a possibilidade de contribuir nesse trabalho me permite ter contato com conhecimentos que possivelmente não chegariam até mim por meio da faculdade de matemática. Inúmeras vezes precisei pesquisar e entender a taxonomia e a nomenclatura científica das espécies ou como funciona determinado processo de conservação do material biológico.  Além disso, venho criando familiaridade com a língua inglesa, devido ao fato desta ser a língua padrão do Commons. Todo este tipo de conhecimento não seria abordado no meu curso de matemática, contudo me mostra a forma como a plataforma Wikimedia constrói e dissemina o conhecimento e me possibilita conhecer caminhos de como pesquisar e descobrir coisas novas.

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