Uma visita ao Museu de Anatomia Veterinária da USP

640px-Capybara_skeleton
Esqueleto de uma Capivara em exibição no Museu de Anatomia Veterinária FMVZ USP (crédito: Wikimedia Commons/Wagner Souza e Silva)

Por Giulia Ebohon

O Museu de Anatomia Veterinária da USP (MAV FMVZ/ USP), por meio de uma parceria com o CEPID NeuroMat, está organizando uma exposição chamada Por Dentro do Cérebro, que busca abordar a relação entre a massa corporal e a massa cerebral de animais, assim como entender o formato e organização do cérebro diante da história evolutiva de cada espécie.

A exposição também é tema do segundo vídeo da pesquisa Neuromatemática Representada, o que motivou uma visita ao museu, aberto à visitação em 1984 com a missão de desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão de serviços à comunidade nas áreas de morfologia e anatomia animal.

Maurício Candido da Silva, chefe técnico do MAV, generosamente concedeu a mim e ao Célio Costa – assistente de Comunicação do NeuroMat – uma visita guiada por alguns dos mais de mil exemplares que compõem o acervo do MAV.

A maioria das peças são de mamíferos distribuídos entre representantes aquáticos, voadores, marsupiais, carnívoros, roedores, equídeos, bovídeos, suídeos e primatas. Além disso, existem modelos didáticos para ensino em anatomia.

Além da estrutura da exposição,  com essa visita pudemos conhecer algumas das personalidades do museu, como o esqueleto da Orca Nandu, que na década de 80 era atração no antigo parque PlayCenter e a estrutura óssea do Rinoceronte Cacareco, que nas eleições municipais da cidade de São Paulo recebeu cerca de 100 mil votos, sendo um dos casos mais famosos de voto de protesto em massa na história da política brasileira.

Além da exposição, a parceria entre CEPID NeuroMat e MAV também tornou o museu o primeiro no Brasil a disponibilizar todo o seu acervo em imagens carregadas na Wikipédia. A parceria, que contou com apoio da Fapesp e do grupo de usuários Wikimedia no Brasil, faz do MAV o primeiro museu brasileiro digitalizado e acessível no Wiki Commons. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s