Por dentro do cérebro: por trás da câmera

IMG_6795

Por Giulia Ebohon

Com o roteiro roteiro em mãos e o esboço dos desenhos prontos, a próxima etapa foi a gravação do vídeo – sem dúvida a parte mais trabalhosa de toda a construção do trabalho. Dessa vez, utilizamos uma câmera um pouco mais potente, o que dinamizou bastante a gravação em comparação ao primeiro vídeo. A câmera que usamos possui uma opção de time lapse que ao invés de me entregar milhares de fotos, que exigem uma edição manual, compila as imagens em uma prévia do time-lapse. Assim, selecionado o intervalo de frames desejado, no caso um frame por segundo, ela produz o vídeo, que será lapidado por mim na edição.

Ainda com uma ótima câmera, a iluminação e o foco da imagem foram uma grande preocupação, que tomou cerca de uma hora para ser calibrado conforme desejado. No estúdio disponibilizado pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP, posicionei as três folhas em cima da mesa e as fixei com fica adesiva para evitar qualquer movimentação. Com a ajuda de um tripé, a câmera foi posicionada em frente à mesa, fornecendo uma imagem invertida das ilustrações – que foi alterada nas edições.

Com a ajuda do Célio Costa – assistente de comunicação do NeuroMat – testamos sequencialmente o foco da imagem. É comum a imagem na câmera ficar bastante diferente no computador. Por isso, para ajustar da forma mais adequada o foco e a iluminação, tirávamos fotos do papel em branco com um lápis no centro e passávamos para o computador para perceber como estava ficando. Depois de fazer esse procedimento inúmeras vezes, chegamos a um formato ideal.

A gravação demorou cerca de quatro horas, sendo que os desenhos foram contornados e pintados com aquarela. A câmera foi mantida na mesma posição durante toda a gravação e o cenário se manteve inalterado para evitar qualquer movimento que pudesse comprometer a proposta do vídeo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s