Por Dentro do Cérebro: microfone, gravador, ação!

image
A bolsista FAPESP Giulia Ebohon durante gravação

Por Giulia Ebohon

Por Dentro do Cérebro é o nome da exposição que será anunciada no Museu de Anatomia Veterinária (MAV) da USP, fruto de uma parceria entre o museu e o CEPID NeuroMat. A exposição também é tema do segundo vídeo da pesquisa NeuroMatemática Representada uma vez que busca ampliar o conhecimento sobre o cérebro.

Depois de elaborar o roteiro, construir os desenhos e produzir o vídeo, o próximo passo foi a gravação do áudio. Novamente utilizei o estúdio disponibilizado pelo Instituto de Matemática e Estatística (IME/USP) para evitar que barulhos externos comprometessem a qualidade da gravação. O aplicativo utilizado para gravação foi o Garage Band, o mesmo da última pesquisa – Fla-Flu no Cérebro – com um microfone acoplado ao IPad.

Durante a gravação, foi comum me apegar a pequenos detalhes de dicção, velocidade de fala e pronúncia. Verdade é que sempre parece que a gravação de um áudio pode ficar melhor. Mas ao invés de regravar diversas vezes o texto desde o início, quando sentia que podia ficar melhor ficava em silêncio e lia o parágrafo novamente, assim na edição era só cortar o fragmento ruim.

Essa estratégia de deixar o erro gravado ao invés de começar tudo de novo dinamizou muito o processo desde a última gravação – na qual eu gravei 24 vezes o mesmo áudio – e melhorou a manipulação dos áudios na edição.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s