Por Dentro do Cérebro: o processo de lapidar um vídeo

_MG_6797

Por Giulia Ebohon 

A edição é a ferramenta que vai lapidar todo o processo de gravação do vídeo e do áudio. As etapas foram semelhantesao do último vídeo da pesquisa Neuromatemática Representada, exceto pelo formato em que o vídeo foi carregado. No vídeo Fla-Flu no Cérebro subi mais de 3 mil imagens no Final Cut Pro X, dessa vez foi possível subir as imagens já no formato de vídeo em time-lapse.

Nesse formato, foi mais prático aplicar alguns comandos, como inverter o posicionamento da imagem, assim como aplicar o balanço de branco em todas elas. Ao ampliar os frames, pude cortar as pausas que fazia para trocar de pincel ou para observar como o desenho estava ficando. Com esses cortes pude reduzir bastante o tamanho dos vídeos. Além disso, reconfigurei a velocidade do material, criando o efeito mais próximo do desejado, em termos de velocidade.

Com as imagens organizadas, a segunda etapa da edição foi a incorporação do áudio. Importei o arquivo de som para o programa, num processo semelhante ao que fiz com as imagens. Em seguida, arrastei o arquivo para a linha do tempo e uma tira de cor diferente apareceu logo em cima das imagens, indicando onde estava o arquivo de voz e onde era possível ajustá-lo.

Com o objetivo de ajustar as falas com as passagens  visuais, modifiquei o tempo de alguns frames, então há momentos em que a velocidade varia entre as imagens. Esse “nivelamento” foi uma das grandes dificuldades da edição, mas que contribuiu significativamente para o resultado final do vídeo.

Além disso, nesse segundo vídeo da pesquisa foi realizada uma versão com legendas incorporadas. Por ser uma fase nova na edição, gerou um pouco mais de trabalho. O Final Cut Pro X possui uma funcionalidade que insere legendas automaticamente. No entanto, muitas vezes o texto não estava alinhado com o áudio, por isso, foi necessário mexer manualmente em cada frase anexada nas imagens.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s